Prefeitura e Sabesp assinam contrato para serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto

A Prefeitura de Paulínia e a Sabesp deram um fim a um empasse que se arrastava há 12 anos. Em uma reunião virtual, realizada na manhã da última sexta-feira, foi assinado o contrato para serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. O novo contrato traz garantia jurídica e prevê diversos benefícios para o município, entre eles a revitalização e manutenção da praça Waldemar Perissinoto, mais conhecida como Lagoa do João Aranha.

Dentro os investimentos anunciados pela Sabesp, estabelecidos no plano de contrato, estão a construção de estações elevatórias de esgoto nos bairros Cascata, Bela Vista I e II, Santa Terezinha II, Betel e o término da ligação da rede na região do Parque da Represa.

A companhia também se comprometeu em destinar 4% da receita líquida arrecadada no município – o equivalente a 2,3 milhões ao ano-, além de abater a dívida de R$ 44 milhões existentes entre as partes e conceder desconto de 25% na fatura de prédios públicos, o que equivale a uma economia em terno de R$ 2 milhões ao ano. A população de baixa renda e entidades sociais terão direito à tarifa social.

“Esse é mais um avanço da Administração Pública, no sentido de colocar as coisas em ordem. A assinatura deste contrato traz inúmeros benefícios para o município, por meio de investimentos da companhia, que refletem diretamente na população”, comentou o prefeito de Paulínia, Du Cazellato.

Cazellato destacou ainda que, com o novo contrato, Paulínia terá condições de chegar ao 1° lugar no ranking de Saneamento Básico do país. “Em 2019 estávamos em 21° lugar. Este ano pulamos para a 8ª posição. Agora, com os novos investimentos, caminhamos para o topo do ranking, o que demostra comprometimento e eficiência”, completou.

Além do prefeito, também participaram da assinatura virtual do contrato o secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcos Penido, e o diretor presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Lagoa do João Aranha

Os estudos para desassoreamento da Lagoa do João Aranha já foram iniciados. Equipes da Sabesp realizaram batimetria na lagoa para determinar a profundidade da massa de água e subsidiar o projeto de retirada dos sedimentos como depósito de terra, areia, argila, detritos, entre outros,

“Nesta semana, também demos início ao nivelamento de tampões de poço de visita, localizados nas vias públicas da cidade. Nossa expectativa é realizar nivelamento de 50 pontos ainda este ano”, afirmou o gerente da Sabesp em Paulínia, João Paulo Gabrielli.