A partir desta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a região central da cidade receberá um mutirão de manutenção do sistema de iluminação pública. A operação, de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, passará pelos bairros Santa Cecília, Nova Paulínia, Jardim Calegaris e Jardim Vista Alegre.

Paulínia possui, atualmente, 16.122 pontos luminosos, incluindo as lâmpadas das ruas e praças da cidade e os refletores de quadras esportivas.

Em caso de problemas na rede, a população pode acionar a empresa SRE, atualmente responsável pela manutenção e troca de lâmpadas. As reclamações podem ser registradas pelo 0800 601 6688 ou pelo site www.disqueluz.com.br. O prazo de atendimento é de 72h contados a partir da abertura do chamado.

Para facilitar a localização do problema, todos os pontos luminosos possuem uma numeração, em uma placa azul junto ao poste, que pode ser informada no momento da abertura do chamado.

De acordo com o secretário Valdir Terrazan, a Prefeitura já trabalha no projeto de ampliação do parque de iluminação. Porém, ainda será preciso aguardar a solução de trâmites burocráticos para que seja colocado em prática.

“Estamos trabalhando para buscar soluções que possibilitem o andamento com a maior brevidade possível do projeto de ampliação do parque de iluminação pública da cidade, que inclui melhorias nos arredores da Lagoa do João Aranha e das regiões de Betel, João Aranha, Cascata e Residencial Pazetti, entre outras áreas”, afirma Terrazan.

O projeto, de acordo com o secretário, também inclui a recuperação de locais que foram danificadas por ações de vandalismo, como a praça do bairro Morro Alto, a praça da Biblioteca Virtual e a ponte do Rio Atibaia, por exemplo.

Sobre a iluminação pública – Em 2010, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou que as distribuidoras de energia, no caso de Paulínia, a CPFL, transferissem a responsabilidade sobre a iluminação pública para as prefeituras dos munícipios, que deveriam realizar a manutenção e o planejamento de ampliação dos pontos. Tal decisão foi efetivada em 2016 e a Prefeitura Municipal de Paulínia contratou, por meio de concorrência pública, a empresa SER.