Paulínia completa neste dia 28 de fevereiro de 2018, 54 anos de emancipação política e para comemorar a Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, vai promover mais uma vez a tradicional festa de aniversário no Ginásio de Esportes Agostinho Favaro “Lara”, no bairro João Aranha, na quarta-feira, dia 28. O evento terá a distribuição de bolo, refrigerantes e ainda muita diversão para as crianças com muitas atividades recreativas, brinquedos infláveis, pinturas de rosto e outras atrações. O evento é aberto à população, das 14h às 18h.

Já a partir das 19hs a Secretaria Municipal de Cultura de Paulínia, juntamente com a Prefeitura Municipal de Paulínia, convida a todos para a Abertura da Temporada da Orquestra Sinfônica da Unicamp 2018, em comemoração ao dia 28 de Fevereiro Aniversário de Paulínia.o Theatro Municipal de Paulínia, com entrada gratuita.

Para o chefe de gabinete da secretaria de Turismo, Carlos Alberto Coelho, o ‘Grilo’, a festa é uma grande oportunidade para reunir a população e, ao mesmo tempo, propiciar entretenimento e lazer para as crianças. Para o prefeito Dixon Carvalho, a comemoração de 54 anos fará com a administração trabalhe muito mais e assim dar um presente para a cidade e sua população . “Devemos redobrar nossos esforços. Nossa administração e a população de Paulínia ainda vai ter muito que comemorar”, afirma Dixon.

História de Paulínia

A história da cidade de Paulínia remete ao período colonial, quando o governo português ainda doava grandes extensões de terra (sesmarias) para pessoas interessadas em cultivá-las. Nesta época Paulínia ainda era a Vila José Paulino e pertencia a cidade de Campinas. Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto-lei 14334, a vila de “José Paulino” foi elevada à condição de Distrito, com o nome de Paulínia. A partir daí a cidade começou a ter uma arrecadação de impostos espetacular devido à implantação, naquele ano, de uma unidade da empresa Rhodia Indústrias Químicas e Têxteis. Essa empresa, pioneira na cidade, alterou consideravelmente a economia não só do Distrito, mas de toda a região. Em 1956 chega à Paulínia o funcionário aposentado da Assembleia Legislativa do Estado José Lozano de Araújo. Consciente do potencial econômico do Distrito, funda a entidade “Amigos de Paulínia” e arregimenta vários homens das famílias mais antigas do local. Começa um movimento emancipatório que culmina com um plebiscito realizado em 06 de novembro de 1963, decidindo dessa forma a autonomia política do Distrito. Em 28 de fevereiro de 1964 o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a Lei 8092, criando o município de Paulínia.

Serviços:

Data – dia 28/02 (Quarta-feira)

Das 14h às 18h

Local: Ginásio de Esportes Agostinho Favaro “Lara”,