Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água (22 de março), a unidade local da companhia anuncia os resultados alcançados por meio do seu projeto de captação e reaproveitamento de água da chuva

Na estação de pesquisa da Bayer em Paulínia, interior de São Paulo, está localizada a única unidade da empresa no Brasil dedicada à inovação e pesquisa de defensivos agrícolas. Trata-se de um dos maiores sites, no mundo, destinado à pesquisa e ao desenvolvimento de fungicidas, inseticidas e herbicidas. Considerando que a água potável é um recurso de extrema importância para a sociedade e tendo a sustentabilidade como um de seus principais direcionadores de negócio, a Bayer, desde 2017, adota algumas iniciativas para reduzir o consumo de água em sua unidade de Paulínia. Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água (22 de março), a empresa anuncia os resultados alcançados por meio do seu projeto de gerenciamento de recursos hídricos.

Uma das primeiras medidas tomadas foi a pavimentação de ruas com tecnologias que pudessem ter a capacidade de permear água da chuva para o solo, além de recolher o volume excedente. Os prédios também passaram por reformas para captar a água proveniente da chuva a partir de canaletas instaladas nos telhados. Em 2020, o total coletado foi de 10,643 milhões de litros de água, volume destinado para lagos artificiais dentro do site, que funcionam como reservatórios para reaproveitar a água em irrigações de atividades agrícolas e testes realizados no campo.

“Como empresa líder do mercado agrícola, entendemos que a Bayer possui grande potencial de avançar em grandes desafios globais que a agricultura e a sociedade enfrentam. Ainda estamos em uma longa jornada, porém satisfeitos e comprometidos com soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis no campo”, afirma Evandro Dalabrida, líder do site da Bayer em Paulínia.

Medidas também evitam erosão e assoreamento

Os processos de captação e reuso de água também têm outro importante objetivo: evitar erosão do solo e assoreamento das áreas mais baixas do site, impedindo o desgaste e sedimentação do solo em área de reserva florestal.

O site da Bayer em Paulínia é uma unidade estratégica da companhia e que possui área total de, aproximadamente, 90 hectares, o que corresponde a pouco mais de 126 campos de futebol. Anualmente, recebem mais de 150 moléculas para desenvolvimento de fungicidas, inseticidas ou herbicidas. A empresa já planeja outros projetos de responsabilidade socioambiental com o objetivo de preservar a biodiversidade e os recursos naturais.

“Não vamos parar por aqui: estão planejados investimentos até 2023, dentre eles concluir a coleta de água em toda a área construída da unidade. Estamos engajados para construir um futuro sustentável e colaborativo na agricultura para beneficiar produtores rurais, consumidores e o nosso planeta, impactando positivamente a sociedade”, conclui Evandro Dalabrida.

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br