A Prefeitura de Paulínia, por meio de seu Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 (CMPEC), apresenta o cronograma estimado para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Educação.

Caso haja dados adversos, o cronograma poderá ser alterado. Caberá a Secretaria Municipal de Saúde avaliar a situação epidemiológica da cidade.
“Nosso objetivo é a volta gradual e segura de todos os nossos quase 20 mil alunos. Cada escola receberá os insumos necessários para que os protocolos sanitários sejam cumpridos, assim como os alunos receberão máscaras e outros itens”, comentou a secretária de Educação, Meire Muller.

O planejamento de retorno foi dividido em dois grupos, conforme detalhado abaixo.

GRUPO 1 – ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DE CADA NÍVEL – 5ºs. (FUNDAMENTAL I) 9º (FUNDAMENTAL II) e 3º ENSINO MÉDIO (TÉCNICO E EJA)

Do retorno das férias até 26 de fevereiro:
Retorno presencial: gestão e pessoal de apoio.
Pessoal Docente: 30% da jornada presencial; 70% em home office utilizando a plataforma Google for Education e outros para/com os alunos.

01 a 05 de março: TURMA A – 35% dos Alunos
08 a 12 de março: TURMA B – 35% dos alunos
08 a 12 de março: TURMA B – 35% dos alunos
De 22 de março em diante: 50% de cada classe, dividida em TURMAS A e B em semanas alternadas.

GRUPO 2 – TODOS OS DEMAIS ALUNOS

Do retorno das férias até 26 de fevereiro
Retorno presencial: gestão e pessoal de apoio.
Pessoal Docente: 30% da jornada presencial; 70% em home office utilizando a plataforma Google for Education e outros para/com os alunos.

29 de março a 02 de abril: TURMA A – 35% dos Alunos
05 a 09 de abril: TURMA B – 35% dos alunos
12 a 16 de abril: TURMA C – 30% dos alunos
De 19 de abril em diante: 50% de cada classe, dividida em TURMAS A e B em semanas alternadas

O Comitê também fez as seguintes observações.

  1. A divisão em 02 grupos deu-se com base em questões logísticas (transporte, merenda, preparação de aula e outros) e de acordo com os protocolos definidos no Plano São Paulo.
  2. Para além do retorno gradativo das aulas presenciais, a plataforma Google for Education passa a ser o apoio educacional oficial da SME, ou seja, todas as ações virtuais por professores/alunos devem estar baseadas na referida plataforma, não sendo necessária a alimentação da plataforma GOOGLE DRIVE (hospedada no site da Prefeitura de Paulínia) utilizada no ano de 2020.
  3. A definição da composição das turmas mencionadas neste cronograma será realizada pelos Diretores e docentes das unidades de ensino, repassando a listagem para a Secretaria Municipal de Educação.
  4. A rotina diária com alunos em período de pandemia, deverá seguir o estabelecido no protocolo publicado no Semanário Municipal do dia 15 de outubro.

A Administração Municipal já comprou totens de álcool em gel, máscaras, tapetes sanitizantes, squeezes, entre outros acessórios para fornecer aos servidores, educadores e estudantes.

As escolas comunicarão aos pais ou responsáveis em qual turma o aluno matriculado estará, para que os mesmos possam se programar.

O transporte escolar terá sua higienização reforçada para garantir a segurança sanitária de todos.

O retorno não é obrigatório. Caso o pai ou responsável decida não enviar seu filho, poderá acompanhar as atividades via Google for Education.

Novas informações e orientações serão divulgadas pelos canais institucionais da Prefeitura de Paulínia.