O vereador Zé Coco (PSB) propõe atendimento de socorro a animais abandonados em situação de alto risco, como feridos por atropelamento, maus-tratos ou os que estão gravemente debilitados por doenças. O Samu Animal, já existente em cidades como Campinas, oferece resgate e transporte, com profissionais especializados.

“Para viabilizar o programa é necessário uma equipe médico veterinária, composta por cirurgião veterinário, anestesista, assistentes com conhecimentos veterinários, motorista e educador, com intuito de suprir as necessidades de auxílio para a demanda das intervenções”, explica a Indicação 54/2021.

Outra ideia do vereador é a criação da Linha Verde Municipal, serviço de disque denúncia por aplicativo de celular. Segundo a indicação, a iniciativa poderia estimular a população a preservar o meio ambiente da cidade, preservando a identidade dos denunciantes. “Muitas vezes o cidadão desiste de comunicar o crime em razão da burocracia imposta e da falta de informação a ‘quem’ se deve fazer”, diz o autor.

Ainda na área ambiental, Zé Coco cobra informações da Prefeitura sobre as medidas de proteção, recuperação e preservação das nascentes existentes em Paulínia e questiona quais ações vêm sendo tomadas para recuperação e revitalização da lagoa 1 de Santa Terezinha, hoje em “estado crítico de abandono”.

Ele também sugere praça pública com área de lazer e academia ao ar livre no Parque da Represa; adaptação da praça do Jardim Nossa Senhora Aparecida para área poliesportiva; quiosque do livro no parque Zeca Malavazzi, aos finais de semana; e construção de calçada na extensão da PLN-381.