A rede municipal de Saúde apresenta carência no atendimento a recém-nascidos que apresentam patologias específicas. É o que afirma o vereador Zé Coco (PSB) ao solicitar a implantação de UTI Neonatal no Hospital Municipal de Paulínia.

O setor, segundo a Indicação 52/2021, poderia atender bebês com assistência humanizada e de qualidade, com equipamentos específicos, recursos humanos especializados e serviço médico e de enfermagem 24 horas, principalmente para evitar mortalidade infantil.

Outra proposta é a criação do programa Samu Animal, para atender bichos abandonados em situação de alto risco; vítimas de atropelamento, maus-tratos ou graves doenças. A iniciativa, já existente em outras cidades, contaria com uma equipe veterinária e motorista para procedimentos de resgate e transporte, conforme a Indicação 54/2021.

Na área de transporte, o vereador sugere pontos de ônibus com QR Code. “Ao ser decodificado por um leitor disponível nas câmeras de smartphones e tablets, o usuário é direcionado para um conteúdo online, onde o cidadão poderá verificar quais linhas atendem o ponto específico e os horários dos próximos veículos, em tempo real”, diz ele na Indicação 53/2021.

Zé Coco também pede construção de hospital público veterinário, com posto de atendimento e farmácia veterinária popular, e banheiro público no Parque das Flores. Questiona ainda a Prefeitura sobre ações de descarte consciente do lixo eletrônico; providências tomadas para evitar a proliferação de escorpiões no município e informações sobre o tempo de espera para marcação de consultas, cirurgias eletivas e exames mais complexos.