Buscador rival do Google promete maior proteção dos dados do usuário; marco histórico é alcançado em meio à polêmica sobre privacidade em apps como WhatsApp e Facebook

O DuckDuckGo, buscador rival do Google, alcançou pela primeira vez na história a marca de 100 milhões de buscas em um único dia. O recorde foi batido na última segunda-feira (11), quando a ferramenta contabilizou 102.251.307 utilizações.

O feito acontece no momento em que a privacidade das informações pessoais está em discussão em todo o mundo, especialmente após o WhatsApp mudar sua política e anunciar o compartilhamento de dados com empresas parceiras do Facebook. Fundado em 2008, o DuckDuckGo promete, como grande diferencial, a segurança das informações pessoais dos usuários.

Nos dias que antecederam a marca histórica, o DuckDuckGo vinha apresentando números diários que oscilavam entre 80 e 90 milhões de pesquisas. Nos dias seguintes ao recorde, a ferramenta manteve o quantitativo diário acima dos 90 milhões, que se estendeu até esta segunda-feira (18). Desde agosto de 2020, o DuckDuckGo contabiliza 2 bilhões de pesquisas por mês em todo o mundo.

O aumento na utilização do DuckDuckGo pode estar associado à procura por serviços digitais mais seguros. Na última semana, os downloads do mensageiro Signal, considerado “ultrasseguro”, cresceram significativamente após as mudanças de privacidade anunciadas pelo WhatsApp. O Telegram também registrou salto, assumindo a primeira posição no ranking dos apps mais baixados da App Store brasileira nesta segunda-feira (18).