O Projeto Sopa Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Paulínia, por meio das Secretarias de Defesa Civil e Assistência Social e Cidadania, com o apoio do Lions Clube, já distribuiu mais de 160 sopas para pessoas em situação de rua.

A ação também conta com a distribuição de cobertores. De acordo com o secretário de Defesa Civil, Toní Guimarães, ao todo são distribuídas 40 unidades de sopas por dia, duas vezes na semana. “Também existe a possibilidade de aumentar os dias de distribuição, de acordo com a necessidade”, explicou o secretário.

Equipes da Defesa Civil fazem ronda nas principais vias da cidade, onde as pessoas em vulnerabilidade costumam ficar. Além disso, a Defesa Civil também atende aos chamados do 199 ou 874-1516, que funcionam 24 horas.

A Logística da distribuição é monitorada pela Secretaria da Assistência Social, que tem o mapeamento das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Agentes que estão trabalhando na operação também orientam às pessoas que estão na rua a irem para o Abrigo Emergencial da Prefeitura, que funciona desde abril no Ginásio Poliesportivo do Monte Alegre.