Vereadores, servidores, assessores, terceirizados e colaboradores da Câmara de Paulínia, foram testados para a Covid-19 na manhã deste sábado (6/6). A medida faz parte da ação para reabertura dos trabalhos do Legislativo que tem ocorrido parcialmente devido à necessidade de isolamento, uma das principais armas no combate a pandemia. Os testes foram colhidos por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Grande parte dos funcionários e vereadores passaram pelo teste, sendo os que não conseguiram fazer na data de hoje, farão o exame durante a manhã de segunda-feira (8/6) na Prefeitura. O prazo médio para os resultados saírem é de dois dias úteis.

Com o resultado dos exames será analisada a melhor alternativa do retorno dos trabalhos. A testagem no Legislativo é importante, pois parlamentares e assessores atuam indiretamente na linha de frente, através do trabalho fiscalizatório exercido pelos vereadores, o que ajudará inclusive no mapeamento dos casos na cidade.

O presidente da Câmara Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC) agradeceu o empenho dos vereadores e servidores na ação, em especial ao vereador Fábio Valadão (PL) por ter intermediado a conversa com a Secretaria de Saúde. “Agradeço ao Valadão por ter nos ajudado no agendamento da data e também ao secretário de Saúde Fábio Alves, por ter nos atendido tão prontamente e perceber a importância de ter sido realizado os testes na câmara, como uma forma do combate ao coronavírus na cidade. Agradeço ainda a todos funcionários da Saúde que tem feito um belo trabalho no combate ao vírus, em especial aos que fizeram a coleta na Câmara com tanta boa vontade”, declarou.

Os testes também permitirão que as famílias dos eventuais servidores que apresentarem o com covid-19 e estão assintomáticos também possam se submeter aos testes. “A testagem na Câmara ajudará ainda a reduzir o índice de contágio, uma vez que os eventuais positivos ficarão em isolamento”, observou ainda Loira.

Fora os testes, a Câmara de Paulínia tem adotado várias medidas de segurança, como o uso de máscaras, álcool em gel espalhados pelo prédio. Funcionários que apresentam ou apresentarem qualquer um dos sintomas relacionados ao novo coronavírus, são orientados a procurarem imediatamente o serviço público de saúde para que receba as devidas orientações médicas.

Desde 23 de março, o atendimento ao público na Câmara foi suspenso, e a maior parte dos servidores trabalha em regime home office. Já os vereadores participam das sessões virtuais. Funcionários do considerado grupo de risco deverão continuar afastados.