Começa nesta sexta-feira, 10, a “Campanha Janeiro Branco”, evento realizado pelo Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, para auxiliar os munícipes a entenderem melhor sobre o tema, sentimentos e aflições que cada pessoa enfrenta.

A primeira ação da “Campanha Janeiro Branco”, será nesta sexta-feira, 10. A atividade acontece na região central para chamar a atenção para essa causa, de um número maior de pessoas. A programação começa com uma caminhada pela Avenida José Paulino a partir das 14h, saindo da Praça da Amizade e terminando por volta das 16h em frente a Igreja São Bento, onde haverá aula de Zumba, música ao vivo e atividades corporais.

O “Janeiro Branco” acontecerá também no Parque Zeca Malavazzi, Paulínia Shopping, Câmara Municipal, Theatro Municipal, Paço Municipal e nos bairros São José, Centro e Bom Retiro.

Em todos os eventos haverão profissionais que atuam no Departamento de Saúde Mental, para atendimentos individuais e acolhimento, além de outras atividades.

“Nosso objetivo e aproximar os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde dos munícipes, mostrando que é importante e preciso que a gente cuide da nossa saúde mental”, comentou Felipe Reche diretor da Rede de Atenção Básica à Saúde.

A “Campanha Janeiro Branco” tem o apoio do SUS (Sistema Único de Saúde), do SUS Paulínia (Sistema de Saúde Único de Paulínia) e de outras secretarias da Prefeitura de Paulínia

Sobre a “Campanha Janeiro Branco”

A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da “Saúde Mental” em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as necessidades e as importâncias subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos.

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha ganhou vida em Janeiro de 2014 quando profissionais de Uberlândia foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falarem às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade de vida” e “harmonia nas relações humanas”.

Programação

Sexta-feira, 10 – Caminhada

Início 14h: Praça da Amizade (Praça do Bombeiro) / Término: 16h30 na Igreja São Bento com Aula de Zumba / Música Ao Vivo / Atividades Corporais

Terça-feira, 21 – Roda de Conversa no Parque Zeca Malavazzi

Início 14h: Roda de Conversa e sensibilização de pais e responsáveis sobre o próprio papel na promoção da saúde mental de seus filhos

Quinta-feira, 23 – Paulínia Shopping

Início 14h: Roda de conversa com adolescentes sobre temas relacionados à idade

Quinta-feira, 30 – Câmara Municipal

Início 14h: Apresentação do filme “Divertidamente” e roda de conversa com as crianças e pais/responsáveis sobre a importância de conhecer os sentimentos e emoções.

Sexta-feira, 31 – Theatro Municipal

Início 20h: Espetáculo teatral “DESRAZÂO- O reino dos de fora” com a Companhia de Teatro São Genésio

Exposição de trabalhos artísticos feitos pelos pacientes da Saúde Mental

Dias 10 a 20 de janeiro no Paço Municipal / Dias 21 a 30 no Paulínia Shopping

Tendas Brancas com Atividades e Atendimentos

Quarta-feira, 15 – Praça da Amizade (Praça dos Bombeiros)

Quarta-feira, 22 – Praça do São José ao lado da UBS

Quarta-feira, 29 – Praça do Bom Retiro

Das 8h30 às 17h