A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (18), a operação “Essencial” e cumpriu seis mandados de prisão e 18 de busca e apreensão em Limeira (SP), Cosmópolis (SP) e Paulínia (SP). O foco era integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas de óleo “essencial”, usado para produção de cosméticos, medicamentos e defensivos agrícolas.

Segundo a DIG, a quadrilha atuava no roubo de cargas do óleo, um produto raro e de alto valor econômico, extraído da laranja e utilizado na indústria de cosméticos.

Os assaltos eram praticados na região de Limeira e Rio Claro. Ainda de acordo com a polícia, foram 9 meses de investigações e foi identificada uma associação criminosa integrada por indivíduos que moravam na região. Durante a operação, foi feita uma prisão em flagrante de um homem por receptação. Ele estava com um dos tanques roubados.

Ao todo, cinco pessoas foram presas em Cosmópolis, uma em Limeira e outra em Paulínia. Um outro suspeito, foi ouvido e liberado.

A quadrilha está sendo investigada desde que um caminhão roubado foi encontrado na região de Limeira, e os policiais iniciaram as investigações.

O celular de um dos criminosos foi grampeado, e com isso, os policiais conseguiram chegar em outros integrantes da quadrilha, que agia de forma extremamente violenta e com requintes de crueldade. Eles faziam uso de pistolas e fuzis, conforme relato das vítimas.

Com os detidos foram apreendidas 12 armas de fogo, parte legalizada e parte irregular, munições de diversos calibres, além de réplicas de armas (pistolas e armas longas), HTs, aparelhos de telefones celulares, dentre outros. Uma farda da Polícia Militar (PM) roubada, que possivelmente teria sido usada durante os assaltos, também foi recuperada.

o todo, participaram da operação policiais civis de Limeira, Americana, Leme, Araras, Pirassununga, Santa Bárbara d’Oeste, Arthur Nogueira e Cosmópolis, além do GOE de Piracicaba, GARRA de Limeira, e GCM de Cordeirópolis e Cosmópolis.