Alunos da ETEP (Escola Técnica de Paulínia) e CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante) participaram de fórum na Facamp, em Campinas, que simula comitês da ONU (Organização das Nações Unidas) em situações entre os países. O Famun (Facamp Model United Nations) 2019 teve adesão de 34 estudantes paulinesnes, que se interessaram e se organizaram de forma espontânea para participar do evento de 5 a 9 de setembro.

No fórum os estudantes foram escolhidos formando delegações de países simulando conflitos reais da atualidade, onde a presença humanitária da ONU se faz necessária. Com o tema Living Together in Peace ‘Todos vivendo em paz’, alguns alunos paulineses discursaram em inglês, demonstrando interesse real sobre as questões que afetam o mundo, como conflitos armados, fome e situação de refugiados, por exemplo.

O secretário de Educação, Wislaldo Queiroz, reconheceu a iniciativa dos alunos e preparo durante as apresentações. “Paulínia tem uma educação privilegiada e ficamos muito contentes ao saber que os alunos se organizaram para participar de um evento tão importante. Eles estão realmente conscientes dos problemas do futuro e, esperamos que desse encontro possam sair líderes tomadores de decisões importantes. Meu reconhecimento a todos os envolvidos”, considera o secretário.

Os professores responsáveis por organizar a participação no evento e orientar os jovens foram Kely Cristina Boaventura Antoniolli, de Inglês, e os professores de História Rafael Peres e Serra e Mônica de Oliveira.

Para saber mais sobre o Famun acesse: https://www.famun.com.br/famun/