Maestro paulinense Alexandre da Costa diz que música mudou sua vida
Muitas pessoas já devem ter presenciado com emoção as apresentações pelos mais diversos recantos da cidade da banda do projeto “Hoje tem Música…” do Centro Musical de Paulínia. Porém, o que muita gente não sabe é que isso é fruto da persistência e dedicação há mais de três anos do maestro e professor Alexandre Barbosa da Costa e da sua esposa Drieli Costa, coordenadora pedagógica do projeto, que ainda tem Dennis Biazotto como presidente da corporação.
A banda fez apresentações na APAE, Paulínia Shopping, Parque Zeca Malavazzi, na escadaria da Igreja São Bento na comemoração do 7 de Setembro, Câmara Municipal e, mais recentemente, no evento promovido pela Prefeitura para entrega das bolsas de estudos a universitários e alunos do curso técnico, no Paulínia Premium, onde levou à emoção um público de mais de duas mil pessoas.
Músico há mais de 20 anos, saxofonista e formado pelo Conservatório de Tatuí em Regência, licenciado em Música e pós-graduado em Educação Musical, o maestro Alexandre (foto abaixo), como é mais conhecido, tem atualmente 32 anos, mas toca desde garoto, quando ainda tinha 10 anos e já atuou em diversas bandas da cidade. “A música mudou minha vida”, diz o maestro que dirige a banda do projeto, que atualmente é integrada por 30 músicos.
Pelo contrário, o maestro diz que seu sonho é manter a tradição musical de Paulínia, que por décadas teve o privilégio de contar com a Banda Santa Cecília. Para tanto, vem se dedicando nos últimos anos a ensinar alunos para formar novos músicos que um dia podem vir a integrar a sua tão sonhada banda e orquestra. “Meu sonho é um dia voltarmos à tradição das corporações musicais na cidade, já que atualmente Paulínia é o único município da região que não conta com uma banda municipal”, afirma.
Mesmo sempre confiante e entusiasmado, o maestro Alexandre lembra, porém, que o projeto enfrenta muitas dificuldades para se manter. Portanto, espera contar com o apoio tanto das autoridades como da iniciativa privada para se manter. Além da falta de recursos financeiros, o que é óbvio, ainda enfrenta a carência de materiais, como instrumentos musicais, equipamentos de som e áudio e até de material de escritório (papelaria, papel, tonner, computador, impressora e multifuncional, entre outros). Também necessita da doação de cadeiras e estantes para partituras.
Quem desejar ajudar o projeto “Hoje tem Música…” do Centro Musical de Paulínia pode entrar em contato diretamente com o maestro e professor Alexandre Barbosa da Costa pelo tel. (19) 99307-9277.