Cerca de 310 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Internacional de Viracopos e pelo Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo, ambos em Campinas (SP), durante o feriado de Corpus Christi. Confira as informações de horários de pico abaixo e se programe.

Rodoviária
A Rodoviária de Campinas espera 110 mil passageiros no feriado de Corpus Christi, entre a quarta-feira (19) e a segunda-feira (24).

A previsão da empresa gestora indica que os períodos mais movimentados para os embarques serão nos dias 19 e 20 de junho, com mais de 18 mil pessoas deixando Campinas de ônibus. Nessas datas, serão disponibilizados 134 carros extras. Caso não seja suficiente, mais carros serão disponibilizados, de acordo com a empresa que administra o terminal.

Entre os destinos mais procurados estão: Poços de Caldas (MG), Praia Grande (SP), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A concessionária responsável pelo terminal planeja uma operação especial para atender os passageiros, com ações diferenciadas e aumento no quadro de funcionários nas áreas de operação, limpeza, segurança e manutenção, a ação também é estendida aos parceiros que atuam dentro dos terminais, tais como: empresas de ônibus, pontos de alimentação, lojistas e demais serviços.

Recomendações
Documentação: para embarcar nos ônibus é essencial que todos os passageiros, até mesmo as crianças, apresentem documento de identificação original e com foto. Para os passageiros com menos de 16 anos, é obrigatória a autorização de um responsável para viajar;
Bagagens: são permitidos até 30 kg no bagageiro e até 5 kg de bagagem de mão;
Etiqueta QR Code: para passagens compradas fora do terminal é necessário retirar a etiqueta QR Code na bilheteria da empresa escolhida para o acesso à área de embarque;
Horário de chegada ao terminal: é recomendado que o passageiro chegue ao terminal pelo menos uma hora antes do horário marcado no bilhete;
Remarcação de passagens: em casos de desistência ou impossibilidade de viajar, a remarcação e reembolso da passagem podem ser feitas com até três horas de antecedência diretamente com a empresa.

Aeroporto
A concessionária responsável por administrar o Aeroporto Internacional de Viracopos prevê a circulação de 200 mil passageiros entre quarta-feira (19) e a segunda-feira (24). A estimativa são 1.506 pousos e decolagens. O quadro de funcionários também será reforçado para dar conta do fluxo.

O dia de maior movimento de passageiros deve ser registrado nesta quarta-feira (19), véspera do feriado de Corpus Christi. A expectativa é de pelo menos 39,2 mil passageiros embarcando ou desembarcando pelo terminal. Em dias de semana normais, o movimento chega a 23 mil pessoas por dia.

No domingo, serão 37,3 mil passageiros passando pelo aeroporto internacional.

Entre os destinos mais procurados : Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Vitória (ES), cidades do interior de São Paulo, Orlando (EUA), Fort Lauderdale (EUA), Lisboa (POR), Porto (POR), Paris (FRA), Buenos Aires (ARG) e Bariloche (ARG).

Horários de pico
O horário de maior pico de movimento deve ser registrado entre 17h e 23h de quarta (19). Já nos voos da volta do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ocorrer no domingo (23), entre 13h e 17h, e na segunda-feira (24), entre 8h e 10h.