São inúmeros os benefícios do esporte à formação e o desenvolvimentos de jovens e adolescentes. Mais do que o bem-estar e a saúde, a prática de atividades esportivas pode simbolizar um conteúdo pedagógico a mais para quem ainda está aprendendo valores como respeitar o próximo e vivenciar suas primeiras vitórias e derrotas na vida. Foi pensando nisso que um projeto social realizado há 22 anos em Paulínia tem obtido resultados significantes atualmente.

A prova disso já vem no nome do projeto: Escola Paulínia Racing Bicicross Formando Cidadãos. O desenvolvimento do cidadão é o foco da escola, fundada em 1997 e que, até hoje, já recebeu mais de 3 mil alunos para aulas de bicicross, um esporte praticado com bicicletas especiais em pistas rápidas surgido nos anos 1950 na Europa. Atualmente, há 100 vagas abertas para as aulas, que são gratuitas.

“O Paulínia Racing Bicicross entende que é preciso um bom desempenho dentro e fora das pistas, por isso, trabalha para que os alunos possam ser vitoriosos em todas as etapas de suas vidas”, comentou Renato Melo, psicólogo que integra a equipe multidisciplinar, que também realiza um trabalho especial com pais ou responsáveis pelos alunos.

As atividades da equipe com as crianças e adolescentes incluem rodas de conversa, exercícios de respiração, tudo que possa auxiliar a performance nas pistas e também o comportamento na escola, em casa com a família, entre outros.

O coordenador do projeto, Daniel Jorge, ressalta que o vínculo criado pelos alunos e pais com o clube a cada dia fica mais forte. “Entendemos que precisamos abraçar a todos que aqui estão para que nossa corrente fique a cada dia mais forte. Social, esporte e educação andando todos lado a lado”, disse.

As atividades extra-pista do grupo são frequentes. Na semana da Páscoa, por exemplo, a equipe realizou a entrega de ovos de chocolate a famílias carentes e também preparou um Dia das Mães especial, com diversas ações programadas, entre elas, uma corrida só para mulheres.

A equipe treina duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, em dois períodos, na pista do clube que fica no Poliesportivo do Monte Alegre. Todos os alunos treinam com equipamentos de segurança e bicicletas do clube, além de receberem lanches após as aulas.

A Escola Paulínia Racing Bicicross Formando Cidadãos foi criada em 1997 e, desde então, seus alunos já conquistaram nove títulos mundiais da modalidade, além de 18 Latino-Americanos, 5 Pan-Americanos, 76 Brasileiros e 137 Paulistas.