Cinco residências foram interditadas pela Defesa Civil após uma cratera voltar a abrir nesta quarta-feira (16) em uma rua do bairro Jardim Imperial, na zona sul de São José dos Campos (SP). O buraco havia sido tapado há quatro dias e essa é pelo menos a terceira vez que ele se abre desde 2011.

O transtorno para os moradores do bairro recomeçou há dez dias neste ano. O asfalto cedeu e o buraco chegou a ocupar metade da rua após o temporal do último dia 7 de janeiro.

A cratera havia sido tapada no sábado (12), mas se abriu novamente durante a chuva na tarde desta quarta-feira (16). Desta vez, ainda maior, com cerca de 20 metros de profundidade.

Esta é ao menos a terceira vez que a rua cede e a cratera se abre no local – a primeira foi em 2011 e o buraco chegou a engolir um carro.

A Sabesp foi procurada e informou que a reabertura da cratera se deve a problemas na galeria de águas pluviais do local, que é de responsabilidade da prefeitura. Na semana passada, a Sabesp fez o reparo na rede coletora de esgoto, danificada pela erosão do solo, provocada pelas chuvas.

Já a prefeitura informou que fará um contrato emergencial para resolver o problema.