O Papa Francisco se manifestou, nesta quarta-feira (12), sobre o ataque na Catedral Metropolitana de Campinas, que terminou com cinco mortos e o suicídio do atirador Euler Fernando Grandolpho na tarde de terça-feira (11) ao final de uma missa.

O pontífice pede na mensagem que “faça prevalecer o perdão e o amor sobre o ódio e a vingança”. Ele também deseja pronta recuperação dos feridos e se solidariza com familiares e toda a comunidade arquidiocesana no que ele classifica como “momento de dor” e “hora de prova”.

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, entrou na igreja de Campinas por volta das 13h de terça-feira e, ao final da missa, abriu fogo e atingiu oito fiéis e cometeu suicídio. A Polícia ainda investiga a motivação do crime.

Veja a íntegra da mensagem do Vaticano:

Reverendíssimo administrador diocesano

Arquidiocese de Campinas

Profundamente consternado pelo dramático atentado realizado durante a celebração da santa missa na Catedral da Arquidiocese de Campinas, o Papa Francisco confia à misericórdia de Deus as vítimas e assegura a sua solidariedade e conforto espiritual às famílias que perderam seus entes queridos e toda a comunidade arquidiocesana com votos de pronta recuperação dos feridos. O santo padre convida a todos, diante deste momento de dor, a encontrar conforto e forças em Jesus ressuscitado, pedindo a Deus para que a esperança não esmoreça nesta hora de prova e faça prevalecer o perdão e o amor sobre o ódio e a vingança. Para confirmar esses votos o Papa Francisco concede a todos uma confortadora bênção apostólica.

Cardeal Pietro Parolin

Secretário de estado de sua santidade