27/11/2018 - Cidades - SIMULAÇÃO/ACIDENTE DE TRÂNSITO/THE ROYAL PALM HALL - A cena trágica foi encenada ontem no centro de eventos do Royal Palm Hall, durante o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Equipes do Corpo de Bombeiros, Exército e Samu regionais de Campinas, Hortolândia, Santo André, Sumaré, São Bernardo, Suzano e Paulínia participaram da simulação e receberam um treinamento para casos que demandam agilidade e preparo de enfermeiros para salvar vidas em casos de grandes tragédias. Foto : Divulgação.

Imagine um carro com três pessoas em seu interior, todas elas alcoolizadas, que acaba perdendo o controle da direção e atropela 23 pedestres. A tragédia foi encenada ontem no centro de eventos do Royal Palm Hall, durante o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Equipes do Corpo de Bombeiros, Exército e Samu regionais de Campinas, Hortolândia, Santo André, Sumaré, São Bernardo, Suzano e Paulínia participaram da simulação e receberam um treinamento para casos que demandam agilidade e preparo de enfermeiros para salvar vidas em grandes tragédias.

Cada minuto pode fazer a diferença nesses casos, segundo o membro da comissão nacional de urgência e emergência, Eduardo Fernando de Souza. “Em casos de pessoas com parada cardiorrespiratória, cada minuto perdido representa 10% de chance de vida a menos. Num caso de acidente com múltiplas vítimas, é ainda pior. Por isso é fundamental que todas equipes de emergência sejam interligadas, treinadas e preparadas”, explica.
Segundo o coordenador da comissão, Luciano Silva, o atendimento emergencial é vital para que haja sucesso no tratamento das vítimas de acidentes. Ao conhecer e seguir os protocolos corretamente, a chance de recuperação aumenta exponencialmente e é decisiva para o paciente. Esse atendimento é uma ação multiprofissional e reúne esforços de bombeiros, médicos, enfermeiros e socorristas.

“Além de permitir que o público do congresso vivencie a logística de um atendimento complexo, com múltiplas vítimas, os treinamentos garantem que os serviços de saúde estejam o mais preparados possível nas ocorrências reais”, afirma Silva.
O evento ainda contou com uma mesa-redonda com orientações de práticas avançadas na urgência e emergência. Maior evento científico anual da área de Saúde da América Latina, o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem ocorre até 30 de novembro.