A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Núcleo de Educação Permanente e do Centro de Oncologia, realizará o I Encontro de Oncologia de Paulínia. A ação é voltada para os profissionais da área da Saúde e será realizada no Hospital Municipal de Paulínia. As palestras serão realizadas nos dia 5, 12, 19 e 26 de setembro, na Sala da Humanização do Hospital Municipal, das 12h às 13h.

Na abertura do encontro, nesta quarta-feira, dia 5 de Setembro, haverá duas palestras. A primeira com o tema Cuidados gerais com paciente oncológico e será ministrada pelo Enf. Robert Nelson Pereira de Castro, Especialista em Oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center. Na sequência, haverá a palestra Acolhimento do Paciente Oncológico e Familiares, com a Dra. Romilda Simões de Queiroz Faccioli, Psicóloga Clínica e Jurídica.

No dia 12, serão realizadas duas palestras. A primeira com o tema Efeitos Adversos dos Quimioterápicos, com a Dra. Anna Valéria Gervásio de Britto, Médica Oncologista Clínica, Doutora pela UNICAMP. Na segunda o tema será Dor Oncológica, com a Dra. Cristina Tose- Médica Anestesiologista, Especialista em Dor, Psicanalista Junguiana.

Já no dia 19 de setembro, serão abordados os Cuidados Específicos com Acesso Venoso Periférico em Pacientes Oncológicos em Tratamento Quimioterápico, com a Enf. Pedrina de Sousa Amaral dos Santos, RT da Oncologia, Especialista em Neonatologia e UTI Pediátrica. Outro tema será Derramamento e Extravasamento de Antineoplásicos (Prevenção e Atuação da Equipe de Enfermagem), com o Enf. Robert Nelson Pereira de Castro, Especialista em Oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center.

No último dia, 26 de Setembro, Emergências Oncológicas 1 Neutropenia Febril e Síndrome da Compressão da Veia Cava Superior será o tema da Dra. Édra Domingues Pereira de Oliveira, Médica Oncologista Clínica. Também estarã em pauta a palestra Hipercalcemia Maligna e Síndrome da Compressão Medular, com a Dra. Carolina Marques Lopes Nourani, Médica Oncologista Clínica.

Centro de Oncologia – O Centro de Oncologia de Paulínia (COP) existe desde 2006 e hoje conta com 22 funcionários para atendimento aos pacientes oncológicos do município. O COP está localizado dentro do Hospital Municipal de Paulínia e realiza em média 1.100 atendimentos por mês. Entre eles, consulta médica, consulta de enfermagem, acolhimento, coleta de exames laboratoriais, curativo e retirada de pontos, administração de quimioterápicos e medicamentos do Serviço de Dor.

Serviço:

I Encontro de Oncologia de Paulínia

Local: Sala da Humanização do Hospital Municipal

Horário: 12h às 13h

Público Alvo: Profissionais da área da Saúde