Em comemoração ao mês de conscientização sobre os benefícios da amamentação, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno de Paulínia (GAAMP), realizou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, dia 1 de Agosto, a abertura oficial das atividades da “XIII Semana Municipal de Aleitamento Materno de Paulínia”, que neste ano leva como tema “Amamentação é a base da vida”. As atividades prosseguem nesta quinta-feira, dia 2, e sexta-feira, dia 3 de agosto, com a realização de Palestra de sensibilização sobre aleitamento materno para os alunos da Escola Técnica de Paulínia (ETEP) e do Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP)

Durante o evento alunos de enfermagem da Escola Técnica de Paulínia (ETEP) apresentaram uma peça teatral, reforçando a importância da amamentação, e também teve música com a participação dos alunos do ensino médio de química, que apresentaram a canção “Amamentar é necessário”. A Palestra sobre Aleitamento Materno apresentada pela chefe de enfermagem, Carla Aparecida Cecílio, completou a programação e reforçou ao público presente a importância do aleitamento materno e os benefícios fisiológicos, psicológicos e socioeconômicos culturais da prática para o binômio mãe/bebê.

O secretário de Saúde, Dr. Yanko Gonçalves Mello, destacou a importância do leite materno e de campanhas como “Semana do Aleitamento Materno”, que visam incentivar a amamentação. “A amamentação materna é a base da vida, previne doenças e incentiva-la é muito relevante para a saúde preventiva”.

O secretario de Educação, Luciano Ramalho, parabenizou a todos pelo evento, e agradeceu a parceria juntamente com a Secretaria de Saúde e apoio da Prefeitura para a realização das atividades. “A Semana Municipal de Aleitamento Materno é muito importante para as mães, é uma semana para discutirmos e se inteirar cada vez mais desse assunto que reflete no futuro das crianças”.

Estiveram presentes durante a cerimônia o Secretario de Saúde, Dr. Yanko Gonçalves Mello, o secretario de Educação, Luciano Ramalho, as representantes do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno de Paulínia (GAAMP) Carla Aparecida Cecílio e Valéria Serra de Freitas Guimarães, os representantes da Caixa Econômica Federal de Paulínia, patrocinadora do evento, além dos convidados e demais autoridades do município.

Atividades – O cronograma de atividades prossegue nesta quinta-feira, dia 2, e sexta-feira, dia 3 de agosto, com a realização de Palestra de sensibilização sobre aleitamento materno para os alunos da Escola Técnica de Paulínia (ETEP) e do Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP).

No dia 6 de Agosto, haverá apresentação do Teatro interativo itinerante sobre aleitamento materno em Unidades Escolares, Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal, realizado pelos alunos do curso técnico de enfermagem da ETEP e participação de membros do GAAMP.

No dia 7 de Agosto, será realizada a Palestra do teste da Linguinha, na Sala de Imprensa, com Drª Roberta Martinelli, fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial. Doutora e Mestre em Ciências pela USP – das 9h às 10h30, para o público geral, e das 11h às 13h, para pediatras, dentistas, enfermagem, fonoaudiólogos. No mesmo dia será organizada a Gincana Cultural no CEMEP para os alunos. E marcando o encerrando, no dia 8 de Agosto, terá a Gincana Cultural na ETEP para os alunos.