Membros da Secretaria de Transportes de Paulínia (Setransp) e o secretário de Governo, Beto Cavalaro, estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 11, apresentando um plano com melhorias para o transito aos vereadores Flávio Xavier (PSDC), Fábio Valadão (PRTB), Du Cazellato (PSDB), Zé Coco (PV), Fábia Ramalho (PMN), Danilo Barros (PR) e Edilsinho (PSDB) e assessores dos edis João Mota (PSDC) e Loira (PSDC).

Segundo o engenheiro de tráfego da Setransp, Alair Godoy, diversas regiões da cidade receberão modificações para melhorar a fluidez do transito, além de garantir a segurança e o conforto dos motoristas.

Entre as medidas que serão realizadas está a revogação da Lei 1293 de 1990, que trata do transporte rodoviário de cargas e produtos perigosos na cidade. Segundo Godoy a lei está desatualizada e uma nova regulamentação será feita via Decreto Municipal pelo prefeito Dixon Carvalho (PP), com base no Código Nacional de Transito. “Temos que atender aos caminhoneiros e também a população, por isso vamos criar rotas especificas para caminhões e determinar os períodos que eles poderão circular. Este trabalho é acompanhado pelo Ministério Público”.

O secretário de Transportes, Láercio Giampaoli, apontou que as mudanças deverão ocorrer em breve e vão incluir melhorias nos semáforos e na sinalização vertical e horizontal. “Acabamos de contratar a empresa que vai prestar este serviço à Administração. Há tempos ninguém investia nessa área. Vamos agir por etapas com base nos estudos realizados por nossos técnicos”.

De acordo com os representantes da Setransp, as melhorias serão implantadas:

No Centro, Calegaris, Vista Alegre, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora Aparecida, Morumbi e entorno do Hospital Municipal, com inversão do transito de algumas ruas, atualização nos semáforos e criação de bolsões de estacionamento

Na Avenida José Paulino incluindo o trecho da ponte do Rio Atibaia e o balão do Fontanário que deverá receber uma terceira faixa reversível para facilitar o acesso aos bairros São José, Bonfim, João Aranha e outros próximos, além de intervenções em vias locais.

Reunião com comerciantes e moradores da região central

Os vereadores presentes sugeriram que uma reunião com comerciantes e moradores da região central seja realizada para que o projeto seja apresentado e que se necessário melhorado com base nas críticas e sugestões levantadas.

O encontro deverá ocorrer na Câmara Municipal e a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Paulínia) também será convidada a participar, assim como líderes comunitários e presidentes de bairros.

Adote um ponto e sinalização escolar

Outro ponto levantado pelos vereadores foi a manutenção dos pontos de ônibus, queixa constante dos munícipes e assunto frequente nas Indicações apresentadas em sessões.

Segundo Alair um projeto piloto deverá ter início ainda este ano, permitindo que as empresas ‘’adotem’’ um ponto em troca de publicidade. A cada ponto ‘’adotado’’ por um terceiro no Centro, o mesmo ‘’adotante’’ será responsável pela reforma ou implantação de um novo abrigo nos bairros.

As unidades da rede municipal de Educação também receberão novas sinalizações de transito.