O Grupo Escoteiro Bem-te-vi de Paulínia fez a doação de 600 peças para a Campanha do Agasalho 2018. A ação aconteceu no último sábado, dia 19 de maio, na Casa Escoteira de Paulínia, durante visita do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Genézio Pires Luiz, e do secretário municipal de Esportes, Caio Carneiro Campos. Ambos conversaram com as crianças e jovens sobre o significado dessa campanha que alcança famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A campanha é realizada através de um trabalho conjunto entre o Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

De acordo com a liderança do grupo, campanhas como essa se alinham aos propósitos do escotismo, de promover a solidariedade ao próximo e servir sua comunidade. Essas ações são sempre estimuladas pelo Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil. “Os escoteiros se colocam como parceiros da sociedade, representada na figura do poder público. A visita e a conversa com os secretários municipais foram importantes para as crianças entenderem que o Poder Público é exercido por agentes que fazem escolhas e tomam decisões, que os escoteiros também são treinados a fazer”, explica James Rezende Piton, chefe escoteiro e presidente do Grupo Escoteiro Bem-te-vi.

O Escotismo foi iniciado em 1907 e é um movimento educativo mundial, existente em mais de 190 países, aberto a todas as raças e crenças. Paulínia conta com grupos escoteiros ao longo de toda sua história como município. Há seis anos, o Grupo Escoteiro Bem-te-vi é o herdeiro dessa tradição. As atividades do grupo, renderam pelo terceiro ano consecutivo, o mais alto grau dos Escoteiros do Brasil num programa de qualidade. O Grupo Escoteiro Bem-te-vi tem utilidade pública municipal reconhecida.