A Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Defesa do Meio Ambiente – Seddema vai realizar uma reestruturação do Centro de Zoonoses de Paulínia tanto no prédio, quanto nos procedimentos. Também o nome do local passa a ser Centro de Saúde Animal. O espaço vai ganhar um formato mais adequando para atender os propósitos do novo projeto. Será um ambiente totalmente preparado para o tratamento e acolhimento de animais que sofrem maus tratos ou são abandonados por seus donos, além de outras demandas da cidade. “É uma conquista do município no tratamento do bem estar do animal doméstico. É algo reivindicado, tanto pela municipalidade quanto pela Secretaria de Defesa Civil, já que esses atendem muitos casos de animais abandonados nas ruas de Paulínia”, explicou o secretário da Seddema, Vicente de Paula Souza.

Segundo Souza, diversos profissionais participaram da elaboração do centro, mais diretamente os que atuam na Vigilância Sanitária de Paulínia. No descritivo da reforma, consta o fechamento frontal, em alvenaria, colocação de porta de vidro, pintura de paredes e forro, instalação de persianas, divisão de ambientes com paredes em drywall, troca de louças sanitárias e pisos, demarcação de vagas para veículos no espaço para estacionamento de carros, entre outras. Não haverá custos para o governo, pois o CSA é fruto de uma compensação ambiental firmada com empresas do município. Souza informa que o tempo determinado para o começo da obra já foi agendado. “Dentro de um prazo de quinze dias daremos início a implementação”, ressaltou Souza.

As principais ações da Seddema incluem campanhas sazonais de vacinação contra a raiva, castração de gatos e cachorros, controle de doenças que possam ser transmitidas aos seres humanos, doações de animais que estiverem abandonados no local. “Daremos o atendimento aos animais domésticos que forem necessário”, explicou Souza. Outros serviços como recolhimento de animais mortos para a devida incineração dos corpos, animais com cinomose, entre outros, também serão oferecidos. Além disso será criado um programa que realizará um senso para atender os animais, com um agente sanitário, que visitará a comunidade. “Assim teremos informações para dar os próximos passos”, completou o secretário.

O endereço CSA será na Rua dos Estados, 1000, na Vila Bressani, atrás do Poliesportivo, antigo Centro de Zoonoses de Paulínia. Para outras informações, os telefones são 3833 2299 e 3874 9266.