Objetivo é estimular a relação de crianças, adolescentes, jovens e adultos
alunos com a literatura
Para incentivar o hábito da leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o projeto Planeta Leitura, onde cerca de 16 mil alunos do EJA – Ensino de Jovens e Adultos e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental receberão kits com oito livros paradidáticos.
Em visita à EMEI Regina Coeli Osti e à Escola Municipal Beatriz Fadin da Silva durante a última semana, o prefeito Dixon Carvalho fez questão de realizar pessoalmente a entrega dos kits da coleção para crianças e adolescentes. “A leitura tem um papel extremamente significativo na educação e formação de nossos alunos. É um hábito que aprimora o vocabulário, trazendo consequentemente grandes melhorias para a escrita, fomenta a criatividade e estimula o raciocínio e poder de interpretação e percepção. Por isso, com este projeto, nossa principal meta é formar leitores”, ressalta Dixon.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Carine Barcellos, explica que a Coleção Educacional Planeta Leitura oferece um acervo de livros destinado à formação de uma biblioteca pessoal do estudante, organizado em maletas, por ano de escolaridade, com o objetivo de trazer para os estudantes a possibilidade de vivenciar situações significativas de leitura. “São títulos de diferentes segmentos voltados especificamente ao público de cada série. Os kits serão entregues no decorrer do ano e a implementação do programa nas escolas seguirá o cronograma de cada unidade de ensino”, enfatiza.
Além da entrega dos livros, o Projeto Planeta Leitura propõe a promoção e formação de mediadores de situações didáticas de leitura na escola por meio de uma coleção de Guias do Professor com planos de aula por ano de escolaridade e a criação de um acervo particular para o aluno.
Entendendo a formação do professor para utilização do material como elemento-chave para o sucesso de sua missão, o Projeto disponibiliza à rede de escolas parceiras um Guia do Professor para cada segmento. “O objetivo é instrumentalizar os educadores a utilizar todos os recursos que os livros oferecem, uma vez que seu uso é o aspecto determinante para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura”, ressalta Carine.