Entre outras melhorias que a Prefeitura Municipal de Paulínia realizou recentemente na Avenida Paulista, o destaque são dois semáforos que estão instalados em frente ao Colégio Cosmos, com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes, tanto do colégio como também da Faculdade de Paulínia-FACP, além de abranger a toda população que utiliza a via. Com esse dispositivo, todos têm mais tranquilidade para atravessarem nos dois sentidos da avenida. Em função do alto índice de acidentes na via, esse serviço já era reivindicado há mais de 20 anos pela direção da escola Cosmos e pelos pais de alunos que estudam no local. A Divisão de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Transporte-SMTRANS realizou os estudos necessários e implantou as novas estruturas que, com certeza, irão evitar mais acidentes e engarrafamento no trânsito da região.

De acordo com a funcionária do Colégio Cosmos, Eliana Alegretti, o serviço já era aguardado há muito tempo. “Trabalho no Colégio Cosmos de Paulínia há 23 anos e desde o início das atividades solicitamos a instalação do semáforo, por ser uma área com escolas, onde há passagens de muitos alunos, pais e funcionários. Sempre percebemos ocorrências, não só de acidentes mas também engarrafamentos com carros que para não atropelar alunos ou pais, freiam em cima da hora”, explicou. Segundo ela, nos anos que seguiram as atividades escolares, para resolver o problema, fizeram abaixo-assinados e encaminhamentos ao poder Executivo e à Câmara de Vereadores de Paulínia, em todas as gestões, mas só agora, “finalmente fomos atendidos” e estão mais tranquilos quanto a travessia dos alunos e funcionários. “Desde que os semáforos foram instalados nós não tivemos mais problemas neste sentido, nem freadas bruscas, muito menos acidentes no trânsito”, destacou.

A direção da Faculdade de Paulínia-FACP também está satisfeita com a ação da prefeitura e, em conjunto com a direção do Cosmos, cita a espera de longa data. “Há mais de cinco anos estávamos batalhando para colocar o semáforo nesta avenida por que o fluxo de veículos é muito grande e tivemos vários acidentes. Uma pessoa que sofreu acidente aqui, infelizmente, até hoje tem muita dificuldade para caminhar. O semáforo melhorou e muito, apesar de alguns motoristas ainda não respeitarem o sinal vermelho. O semáforo veio para melhorar”, declarou Gilda Arruda, funcionária da faculdade.

Pais e familiares dos estudantes concordam plenamente com o feito pois agora os alunos podem atravessar a via sem perigo de serem atropelados. “Eu trago o meu neto na escola todo dia no Cosmos, moro no Centro de Paulínia, antes eu tinha que subir até o balão, voltar pelo outro lado da avenida por que era muito perigoso. Agora eu paro o carro, ele desce e atravessa com mais segurança. Eu gostei muito, achei excelente”, comentou o aposentado Antônio Ademar Quaiati. A instalação dos dois semáforos, incluíram botoadeiras que têm a função de avisar o controlador que existe a demanda da travessia, ou seja, quando não acionada, não vai fechar o semáforo desnecessariamente, mas quando acionada, após alguns segundos, aciona o sinal vermelho para o tráfego de veículos.

Motoristas reclamam de lentidão

Alguns motoristas, usando as redes sociais, têm reclamado da “lentidão” após a instalação dos semáforos, porém as críticas não intimidaram a administração municipal. “Estivemos fazendo o acompanhamento da operação do semáforo da Avenida Paulista na terça-feira e na sexta feira a tarde (Dias 20 e 23 de fevereiro) e verificamos que a operação está normal. Não é o semáforo que está causando a lentidão” informou o engenheiro Alair Roberto Godoy, do Departamento de Mobilidade Urbana da SMTRANS. De acordo com Godoy, há algumas medidas sendo propostas para melhorar a fluidez da Avenida José Paulino e na Avenida Paulista, que dependem de pequenas obras. “Estamos trabalhando com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos para efetivar medidas de melhorias. Porém as alterações somente poderão começar a apresentar resultados dentro de um prazo de 90 dias. Uma coisa é muito importante, na Avenida Paulista eram registrados acidentes com pedestres e alunos da faculdade. Com esse quadro, decidimos priorizar a segurança. Sempre que a segurança do pedestre estiver em jogo, optaremos pela segurança, ainda que isto implique em alguma perturbação na fluidez viária”, afirmou Godoy.

A funcionária do colégio fez coro com o engenheiro: “Até entendemos que os motoristas tenham que esperar um pouco mais, alguns segundos enquanto o semáforo está fechado, mas acho que antes perder alguns segundos do que perder uma vida humana. Todos podemos colaborar um pouco pela preservação da vida. Com certeza melhorou muito depois da instalação do semáforo. Agradecemos a Prefeitura pelo trabalho”, destacou Alegretti.