A renovada ciclovia ao longo da Avenida Paulista, no Jardim Bela Vista, está bem movimentada, principalmente nos finais das tardes. A maioria das pessoas aproveita a via como meio de prática de lazer, os famosos “passeios de bicicleta”, outros para a prática do ciclismo e outros ainda como via de acesso no sentido bairros/centro ou vice-versa. Mas a Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria de Transportes, está idealizando um projeto muito maior, articulando um planejamento cicloviário baseado na premissa de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, que se estenderá do Portal Medieval ao bairro São José.

Para isso, o bom planejamento cicloviário necessita de segurança viária para circulação bem como de infraestrutura adequada, portanto deve levar algum tempo para ser concretizado, mas o pontapé inicial já foi dado e tem sido muito valorizado pela população. “Quase todas as tardes pego minha bicicleta e aproveito para pedalar um tempo na pista para me exercitar um pouco. Estou bem contente pela iniciativa da prefeitura. Acho também que será bem-vindo para a população se o governo der continuidade a essa benfeitoria”, comentou a moradora do bairro Jardim Planalto, Suzimeire Gualberto. Outro morador do bairro Planalto, Cristian Peterossi Silva, gostou e também quer solicita que a ciclovia não pare: “Uso a ciclovia todos os dias, gostei muito do que fizeram na reforma. Acho que deveriam levar a pista até o João Aranha”, ressaltou.

Nesse primeiro momento, já concluímos a pista da altura do Fontanário até o primeiro balão que dá acesso ao Jardim Planalto, com aproximadamente 800 metros de pista. “Vamos seguir até o bairro São José, aproveitando a estrutura que já temos para um trabalho mais rápido e maior. Futuramente poderemos ter uma ciclovia que saia do Portal Medieval até o São José”, informou o engenheiro Alair Godoy, do Departamento de Mobilidade Urbana da SMTRANS. De acordo com ele será dado o mesmo tratamento para as vias que já foi realizado na Avenida Paulista com melhorias na malha viária, sinalização viária (horizontal, vertical e semafórica) e execução de travessia elevada de pedestres (Lombo-Faixa). “Entretanto é importante lembrar que estamos com um processo licitatório em andamento e antes que seja possível contratar os serviços não poderemos dar prosseguimento as obras”, afirmou Godoy.

Os serviços atuais ainda preparam a via para os projetos a serem implantados na cidade com adequação das ciclovias que farão parte de obras futuras. As obras de revitalização da ciclovia na Avenida Paulista incluíram a instalação de dois semáforos com botoadeiras para zerar o número de atropelamentos que estavam acorrendo na via. As botoadeiras tem a função de avisar o controlador que existe a demanda da travessia, ou seja, quando não acionada, não vai fechar o semáforo desnecessariamente.