Você sabia que a descarga elétrica de um raio corresponde a cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico? E com esse alerta que a Defesa Civil de Paulínia preparou diversas dicas de como se proteger dos fortes raios durante os temporais que estão sendo registrados nesse verão. O órgão está distribuindo uma cartilha de “Como Proceder nas Emergências do Verão” com dicas para evitar incidentes, principalmente em caso de queda de raios.

Raios – No site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, por meio do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), Paulínia está na 36ª posição entre os 645 municípios do Estado de São Paulo em incidência de queda de raios. Em nível nacional, Paulínia está em 685º lugar, entre 5.570 cidades. No site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), mostra que a área geográfica do município recebe 9,35 raios por quilômetro quadrado a cada ano.

De acordo com a secretaria de Defesa Civil, o objetivo das dicas é alertar a população dos perigos com os raios, com exemplos simples em momentos de chuvas fortes e raios como: Abrigue-se em casa, edifício, não permaneça em rio, mar, lago ou piscina e manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água.

Confira abaixo as demais orientações da Defesa Civil para se proteger dos raios durante as tempestades:

– Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;

– Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea como metrô;

– Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina;

– Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;

– Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;

– Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;

– Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;

– Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;

– Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular;

– Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;

– Evite tomar banho durante a tempestade.