Vítima é uma mulher de 46 anos; cidade também foi a primeira a decretar emergência contra a doença
A Prefeitura de Amparo (SP) confirmou a primeira morte por dengue registrada na região de Campinas em 2025. A vítima, uma mulher de 46 anos, faleceu no dia 4 de janeiro enquanto estava internada. A causa foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz, e a informação foi divulgada nesta quarta-feira (22). Não há detalhes sobre a presença de comorbidades.
Além do primeiro óbito, Amparo foi a primeira cidade da região a decretar emergência no combate à dengue neste ano, devido ao aumento expressivo de casos. Até o momento, o município contabiliza 291 registros da doença e investiga outros quatro óbitos suspeitos. Em 2024, uma morte por dengue foi confirmada na cidade.
O decreto emergencial foi adotado após um crescimento significativo dos casos entre 1º e 14 de janeiro. Com a medida, a prefeitura pode agilizar a compra de insumos, equipamentos e a contratação de serviços sem a necessidade de licitação. Também foi autorizada a suspensão de férias e folgas de profissionais que atuam no controle da epidemia, reforçando os esforços para conter o avanço da doença.