Levantamento com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo mostra que Holambra (SP), de 14,5 mil habitantes, é a cidade mais tranquila entre as 20 que formam a Região Metropolitana de Campinas (RMC). O último homicídio doloso no município foi registrado em outubro de 2015.

Para efeito de comparação, Holambra registrou, entre janeiro e março de 2019, 44 ocorrências policiais, 0,4% do total que a Polícia Civil contabilizou em Campinas (SP), maior cidade da RMC.

Diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Holambra, Carlos de Oliveira Guandalim até ressalta que a paz da cidade quase foi quebrada neste ano, mas as duas tentativas de homicídio foram solucionadas, e os autores presos.

“Inclusive um deles com o sistema de monitoramento da Polícia Municipal. E não é só a parte de segurança pública que ajuda a manter os índices baixos. Nós precisamos ter os investimentos na saúde que Holambra tem, precisamos ter o nível de escolaridade bom”, defendeu.
Qualidades atestadas por quem trocou a loucura das cidades maiores pela tranquilidade da “capital das flores”.

“Eu me esqueci de como ficar controlando minha bolsa, meu celular, se tá a todo tempo comigo. E também, ficar paranoica: se eu estou sendo seguida, se tem gente me esperando no portão de casa, acho que isso consegui relaxar”, conta a secretária escolar, Vanessa Vida Sleutjes.
Ela lembra que o grande problema que enfrentou em 13 anos na cidade foi uma invasão um pouco diferente.

“Meu grande problema foi a invasão de 50 maritacas que comeram todas as lichias do pé”, conta, aos risos.