O corpo do modelo Tales Newton Gomes Alvarenga Soares, o Tales Cotta, de 25 anos, começou a ser velado na manhã desta segunda-feira (29) na Capela Velório do Hospital César Leite, em Manhuaçu, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais onde Cotta nasceu.

Tales morreu neste sábado (27) após desmaiar enquanto desfilava para a marca Också na 47ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) (veja vídeo abaixo). O enterro está marcado para as 17h no Cemitério Municipal de Manhuaçu.

Segundo o boletim de ocorrência do caso, o modelo teve ‘morte súbita sem causa determinante aparente’. Somente um laudo necroscópico deverá apontar o que causou a morte. O agente de Cotta, Rogério Gomes da Silva, declarou à polícia que o modelo “teve um mal-estar e veio a cair na passarela, tendo uma convulsão”.

Mãe contou que filho levava vida saudável
Heloisa Cotta, mãe de Tales, afirmou durante o velório que o filho não tinha qualquer tipo de doença, era uma pessoa saudável que fazia exames periódicos e se preocupava com a saúde.

“Nunca, nunca teve doença nenhuma. Era um menino supersaudável, formado em educação física, sempre praticou esportes. Em São Paulo, ele estava fazendo superioga, ele praticava crossfit, tinha uma alimentação supersaudável, há um ano ele tinha se tornado vegano, né… A alimentação dele é muito saudável”, contou a mãe.
Heloisa também contou que falou com o filho 40 minutos antes de ele entrar na passarela, quando o modelo lhe mandou uma foto. Ela perguntou ao filho se ele havia se alimentado, e ele contou que havia comido bolo de cenoura.

Segundo irmão perdido
Gabrielle Gomes, uma das irmãs de Tales, também afirmou neste domingo (28) que ele não tinha conhecimento de nenhum problema de saúde, nem histórico de ataque de epilepsia ou desmaios. Ela havia conversado com o irmão junto com a mãe antes do desfile.

“A gente está assustada pelo ocorrido. Ele era muito saudável, praticava exercício todos os dias. Disse que tinha acabado de comer um bolo de cenoura quando falou com a gente”.

Tales é o segundo irmão da família que morre jovem. Há quase 12 anos, segundo contou Gabrielle, outro irmão, que era militar, também morreu enquanto trabalhava. A mãe do modelo explicou que o primeiro filho que ela perdeu fazia atendimento a uma ocorrência quando a viatura bateu. O policial ficou internado, em coma, e não resistiu.

No sábado, após o desmaio, Cotta chegou a ser levado de ambulância para um hospital, mas, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o modelo chegou sem vida à unidade médica.

A organização da semana de moda da capital paulista informou, por meio de nota, que Tales teve um mal súbito durante desfile, caiu na passarela e foi imediatamente atendido. Os desfiles da semana de moda previstos continuaram após a morte do modelo.

Família via desfile pela web
Mãe e irmã, que moram em Manhuaçu, acompanhavam ao vivo pela internet a transmissão do desfile, quando a mãe percebeu que Tales caiu e não voltou à passarela. Pouco tempo depois, a transmissão foi cortada, de acordo com Gabrielle.

“Minha mãe ligou para saber o que estava acontecendo, eles disseram que o Tales estava sendo atendido, e pouco depois, a organização ligou novamente e disse que ele havia morrido”, contou neste domingo.

Trabalho no exterior
Tales, que trabalhava como modelo desde os 18 anos, estava com tudo preparado para ir trabalhar no exterior. De Manhuaçu, era formado em educação física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente morava em São Paulo.

Uma irmã que mora no Rio de Janeiro foi para São Paulo cuidar da liberação do corpo. A polícia investiga a causa da morte.