Uma carreta com carga de óleo diesel se desprendeu do caminhão-tanque bitrem e tombou na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Campinas. Ela estava carregada com 20 mil litros do combustível. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (24) e o motorista estava alcoolizado. Uma faixa sentido Paulínia está bloqueada para o trânsito.

De acordo com a concessionária Rota das Bandeiras, que administra o trecho, a carreta tombou no km 116, altura do distrito de Barão Geraldo perto do Real Parque, no canteiro central. O acidente ocorreu às 8h30 e uma hora depois havia cerca de dois quilômetros de lentidão no trânsito.

A carga de óleo diesel foi derramada na área e a Companha Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada. A bióloga da agência regional do órgão afirma que houve contaminação do solo, mas diz que a situação está sob controle.

“Todo o vazamento foi estancado com areia. Vamos ficar acompanhando a remoção e fazendo a avaliação dos danos. Houve [contaminação] e a Cetesb vai aplicar as sanções cabíveis ao responsável. Vamos percorrer todo o córrego para avaliar a extensão do dano”, afirma a biologa Lívia Fernanda Agujaro.

Bombeiros fizeram uma contenção e preservaram o local por conta do risco de explosão.
O motorista e 37 anos não ficou ferido, mas acabou preso em flagrante por embriaguez ao volante. O teste do bafômetro atestou 0,40 mg de álcool. Ele foi encaminhado para o 1º Distrito Policial de Campinas.

A carga vinha de Santos (SP) e seguia para Paulínia. O condutor trabalha para uma empresa do Rio de Janeiro e contou à reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, que foi fechado por outro veículo. Desviou a carreta para o canteiro e, quando voltou para a pista, perdeu o controle da direção.