O prefeito de Paulínia, Antonio Miguel Ferrari, o Loira, assinou o termo de posse e recebeu as chaves da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Cooperlotes, na manhã de terça-feira (19), construída pelo Programa Saúde em Ação, do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretária de Saúde local. O espaço tem 680 metros quadrados de área construída e recebeu R$ 3,5 milhões de investimentos.

Mais duas UBSs serão entregues pelo mesmo programa, uma em março e outra em julho deste ano. “Saúde é uma de nossas prioridades. Vamos enviar profissionais qualificados para as nossas novas unidades. Trabalhamos para que a população seja muito bem atendida”, afirmou Loira.

A equipe que trabalhará na unidade do Cooperlotes está sendo capacitada por meio de treinamentos promovidos pelo Programa Saúde em Ação. Trata-se de uma UBS do tipo 2, com seis consultórios, incluindo um odontológico, sala de vacinas, inalação, medicamentos, sala de atividades coletivas, entre outras, com capacidade para fazer até 180 atendimentos por dia. Aproximadamente trinta pessoas vão trabalhar na UBS.

Funcionamento

De acordo com o Secretário de Saúde de Paulínia, Luís Carlos Casarin, a unidade vai receber mais equipamentos médicos antes de começar a funcionar. “Hoje, recebemos o prédio físico, que em até trinta dias estará com profissionais qualificados para fazer a saúde básica, atuar na prevenção de doenças e em prol da qualidade de vida de nossa comunidade”, afirmou.

Casarin relatou que a unidade vai contribuir, inclusive, para evitar que pacientes tenham que ir ao Hospital de Paulínia. “Quando a saúde básica é bem feita, em unidades como essa, evitamos que muitos casos fiquem mais complicados e necessitem de tratamentos mais caros e complexos”, relatou.

A consultora técnica do programa Paula Bertoluci relatou que um dos objetivos da unidade é “fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde). Para o vereador e Presidente da Câmara, Zé Coco, a nova unidade “vai desafogar” outras UBSs de Paulínia. O vereador José Soares, morador da região e usuário do sistema local de saúde, contou que ele e sua família terão um espaço “melhor equipado, bonito e confortável” para serem atendidos. A coordenadora da nova UBS é Adriana Baron. O Banco Interamericano de Desenvolvimento também contribuiu com a obra.