Amado por uns, odiado por outros, o término do horário de verão ou deixará saudade ou será celebrado.

O polêmico horário de verão, que se iniciou em 4 de novembro de 2018, será encerrado neste domingo (17) no Distrito Federal e em dez estados.
As onze unidades da federação devem atrasar o relógio em uma hora. Devem fazer o ajuste os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

O horário de verão 2018/2019 foi mais curto, por ter-se iniciado em novembro, e não em outubro, devido a um decreto assinado pelo ex-presidente Michel Temer, em 2017, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

Ainda em 2017, o governo federal analisou o fim do horário de verão, mas um estudo do Ministério de Minas Energia mostrou que o perfil do consumo de energia elétrica está relacionado não ao horário, mas à temperatura, visto que o maior consumo de energia é registrado nas horas mais quentes do dia.

O horário de verão no Brasil foi instituído em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas.