A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda Cazellato, recepcionou na tarde desta terça-feira, 15 de janeiro, a rainha Gabriella Gavinelli e a princesa Isabely Godoi, que vieram convidar o prefeito Du Cazellato para a 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba de Valinhos. Acompanhadas pela senhora Iracema Previtale, mãe e representante do prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, elas presentearam Fernanda com uma cesta repleta das frutas que dão nome ao evento. A abertura de uma das mais antigas e tradicionais festa da Região Metropolitana de Campinas será no próximo sábado, 19 de janeiro, às 10h, e prossegue até 3 de fevereiro, sempre de quarta a domingo, com entrada gratuita, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

Em um encontro rápido e descontraído, Fernanda agradeceu pelo privilégio de receber esse convite e espera retribuir com a presença de sua família e do prefeito Du Cazellato. Resumidamente, rainha e princesa explicaram um pouco sobre a história das frutas com o município de Valinhos. Iracema, por sua vez, abordou Fernanda sobre o Fundo Social e desejou sucesso no desenvolvimento do trabalho à frente do órgão.

Com a expectativa de ampliar a comercialização de frutas nesta edição, em 2018 foram 220 toneladas, estão programados uma série de atividades diversificadas que vão de shows musicais regionais, praça de alimentação, parque de diversões, entre outras atrações. Uma das novidades da festa em 2019 será uma homenagem à imigração japonesa, que terá um espaço japonês com um pouco de gastronomia e da história do País e de seus imigrantes que fazem parte da cultura do município.

Outra novidade é a criação de uma segunda Praça de Alimentação, ampliando o espaço para as pessoas degustarem os pratos e as guloseimas do evento. Ela vai ficar ao lado da Casinha de Madeira e terá mesas e cadeiras para acomodar os visitantes. O Espaço Italiano, uma das tradições da festa, será ampliado, agregará novas atrações e terá a companhia de um museu que vai contar um pouco da história dos 70 anos da Festa do Figo. O Tombo da Polenta e a Pisa da Uva também seguem como referências do calendário.
Um espaço destinado exclusivamente aos artesãos de Valinhos também será novidade. No Pavilhão Industrial serão instaladas as lojinhas para venda de produtos diversos, como nos últimos anos. Um moderno sistema de monitoramento que faz parte do Parque, vai garantir a tranquilidade para os visitantes. A estimativa é que o número de visitantes ultrapasse 100 mil pessoas.

CALENDÁRIO
13/janeiro – Desfile de Cavaleiros
19/janeiro – Abertura da Festa
20/janeiro – Exposição de carros antigos
27/janeiro – Passeio de motos
3/fevereiro – Passeio Ciclístico e Encerramento da Festa