Paulínia aderiu ao programa federal Internet para Todos e ampliará a conectividade da cidade para toda a população. A assinatura foi oficializada entre o prefeito Dixon Carvalho e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em reunião nesta quinta-feira, 12 de julho, em São Paulo. De imediato, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Rabelo, duas antenas já serão instaladas o mais rápido possível.

Com esse programa, locais como a área rural, que hoje não têm conectividade e bairros que também têm dificuldades na conexão serão beneficiados. “É o maior programa de inclusão digital do País e não poderíamos ficar fora de um benefício como esse, principalmente nos dias de hoje”, ressaltou o prefeito Dixon, durante a assinatura da adesão da cidade ao sistema.

Pelas informações repassadas, a velocidade da internet será até 40 vezes superior ao que existe hoje e também poderá atingir uma redução no valor gasto de até 60%”, revela Rabelo.

Mapeamento

De acordo com Rabelo, a Prefeitura fará o mapeamento das áreas onde não há conectividade para orientar a instalação das antenas. Já estamos com esse estudo em andamento, juntamente com o MCTIC, para definirmos locais de instalação de antenas e a operacionalidade técnica para a implantação do projeto.

Pelas informações dos representantes do MCTIC, as despesas com energia elétrica serão de responsabilidade dos municípios, mas os custos com instalação serão cobertos pelo governo federal. “O custo para as prefeituras é zero. O governo federal que chega lá, coloca a antena, que tem uma conectividade no raio mínimo de 1,5km, e imediatamente a conectividade está implantada”, explicou o ministro Gilberto Kassab quando o projeto foi lançado no início deste ano.