As manhãs de quinta-feira na Escola Municipal “Professor Domingos de Araújo”, localizada no bairro de Betel, em Paulínia, são especiais para os alunos. Simultaneamente à dedicação dos estudos durante as aulas, eles ganharam a oportunidade de um novo conhecimento e de soltar a voz. Isso só foi possível com a vinda do projeto “O Coral na Escola”, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação com o Projeto Coral Canarinhos da Terra Unicamp.
Com a participação de aproximadamente 250 alunos de 6 a 10 anos, estudantes do 1ª ano ao 5ª ano se dedicam para receber instruções e ensaiar com a regente Juliana Melleiro e a pianista Tiago Roscani, representante do Coral Canarinhos da Terra.
O programa Coral na Escola é desenvolvido em parcerias com as escolas públicas. O programa traz os estudantes da Universidade até os alunos da rede pública de ensino, promovendo ações de educação musical, musicalização e canto em larga escala. Além de oferecer formação artística, o programa possibilita o treinamento e a formação de novos regentes e músicos para o projeto.
O projeto em Paulínia se iniciou no mês de abril, e a escola “Professor Domingos de Araújo” é a primeira a participar no município. De acordo com os responsáveis pela implantação do projeto, a vinda do coral tem ajudado muito os alunos na concentração e no desenvolvimento escolar.
A diretora da escola, Renata Prieto Campos, ressalta que esse projeto, com a vinda do Coral, foi um grande presente para os alunos, professores e funcionários. “Todas quinta-feira é especial para todos nós. Foi uma parceria muito importante para a escola e todos nós estamos ganhando um novo conhecimento, os alunos estão empenhados e muito participativos, e a música está trazendo muitos benefícios”.
O diretor presidente do Instituto Canarinho da Terra, Luiz Pedro Simoni, destaca que o programa também tem como objetivo despertar talentos e aptidões entre os alunos das escolas da rede pública para que possam ser encaminhados para o programa Escola Coral, onde terão oportunidade de obter novos conhecimentos e desenvolver suas capacidades.
A professora do fundamental 1, Rita Salatti, acompanha atentamente o desempenho dos alunos durante os ensaios e reforça que o coral tem ajudado aos jovens a trabalharem o ritmo, repetição e rimas. “Durante os ensaios os alunos têm trabalhado os movimentos amplos e corporais, e isso vem ajudando na base para um bom desenvolvimento cognitivo, trazendo o lúdico e a alegria”.
A regente Juliana Melleiro, doutora em música pela Unicamp, auxilia os alunos em todos os ensaios, com ensinamentos de linguagem e exercícios corporais. Destaca, ainda, que os alunos estão muitos dedicados. “Temos vários aspectos importantes, estamos trazendo uma cultura diferente para os alunos, são músicas voltadas ao publico infantil, que estejam de acordo com os temas trabalhados na escola. E estamos propiciando aos alunos uma aprendizagem musical através do canto coral. Trazemos a educação vocal, trabalhamos a coordenação motora através do coro cênico e atividades com movimentos, leitura rítmica e teoria musical.”
Coral – O Coral “Os Canarinhos da Terra” foi fundado em 1996, pelo Maestro Américo Donizete Batista. Atualmente tem como mantenedor o Instituto Cultural Canarinhos da Terra, Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos e de Utilidade Pública. Pelos seus relevantes trabalhos, a entidade já foi agraciada com a honrosa Medalha Carlos Gomes, que é outorgada aos destaques culturais da cidade de Campinas.
O Projeto constitui-se como principal iniciativa do Instituto e tem por objetivo oferecer uma série de atividades sócio educativas nas áreas de artes integradas, música e cultura, prioritariamente a alunos oriundos das escolas públicas (municipais e estaduais) na faixa etária entre 6 e 21 anos de idade.