A Prefeitura decidiu suspender as aulas da Rede Municipal de Ensino e do PROEB nesta segunda-feira, 28 de maio, e também o transporte coletivo urbano municipal deste domingo, 27 de maio, em Paulínia. Essa decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira, 25 de maio, e tem como objetivo principal se precaver e aguardar o início da próxima semana para reavaliar o cenário da greve que fez acabar os combustíveis dos postos de Paulínia e se estende praticamente em todo o Brasil.

Para o secretário de Educação, Luciano Ramalho, a decisão foi pautada na segurança dos alunos em função da falta de combustível e também pela preocupação que essa situação está provocando aos pais que precisariam levar seus filhos às escolas. “Também pensamos na dificuldade que os nossos professores, gestores e demais iriam enfrentar para chegar às Unidades Escolares em razão da falta de combustível”, argumenta o secretário.

Já a decisão sobre a circulação dos ônibus ocorreu após reunião na SMTRANS-Secretaria Municipal de Transportes de Paulínia, também na tarde desta sexta-feira. Participaram na ocasião o secretario Laércio Giampaoli e Rogerio Rezende da Silva, chefe da Divisão de Fiscalização e Transporte da SMTRANS, o gerente, Clóvis Teodoro e o encarregado de tráfego, Emerson Luis, da empresa Passaredo.

Neste sábado, 26 de maio, a circulação será com o horário e frota (27 veículos) do funcionamento que normalmente ocorre aos domingos. No domingo, 27 de maio, não haverá atendimento. Já na segunda-feira, 28 de maio, o perído de circulação será diferente do normal. Até às 9h da manhã, considerado horário de pico, será normal, depois dependerá da quantidade de combustível que ainda restar nos tanques. As linhas Betel, Replan e Parque das Árvores não sofrerão alterações no momento. Para o transporte universitário, a frota irá circular normalmente na segunda-feira, dia 28. O mesmo atendimento será para as empresas Sancetur e Smile que igualmente atendem os alunos da rede. Nesta sexta-feira, dia 25 de maio, a frota já circulou com menos ônibus fora dos horários de pico e não foram registradas ocorrências.

Pela previsão da Secretaria de Transportes, a frota de veículos que atende a demanda da Administração Municipal, viaturas da Guarda Municipal de Paulínia, ambulâncias, carros oficiais, carros do Corpo de Bombeiros está garantida, uma vez que é abastecida em tanques de armazenamento municipal. Já os veículos que utilizam diesel a situação pode se complicar. “No barracão existem três tanques com capacidade de armazenagem de 10 mil litros cada e hoje temos aproximadamente 8,185 litros de etanol, 1,8 mil litros de gasolina e 503,30 litros de diesel. Este volume dura apenas 7 dias”, informou Rogerio Rezende da Silva, chefe da Divisão de Fiscalização e Transporte da SMTRANS.

Para amenizar o problema da falta do diesel, a SMTRANS providenciou um cartão para que os veículos abasteçam numa rede credenciada de postos, desde quinta-feira, 24 de maio. Para não correr riscos a partir de hoje, as ambulâncias, vans da saúde e os veículos do Corpo de Bombeiros já estão com os tanques cheios com previsão até segunda-feira, 28 de maio. No entanto, por causa da greve, há falta de gasolina comum, aditivada, etanol e diesel em vários postos da cidade e da região e isso deve afetar o abastecimento desta frota dependente do diesel, depois da segunda-feira.

O sistema de transporte urbano municipal, operado pela empresa Passaredo, conta atualmente com 49 veículos e 14 linhas. Tem uma média de aproximadamente 32 mil passageiros por dia. O transporte escolar municipal do projeto “Canarinho”, conta com 54 veículos da Passaredo, 116 da Sancetur e 38 da empresa Smile. O universitário é realizado pela Smile e também está garantido até a próxima segunda-feira.

Segue a programação do Transporte Público do Município

Dia 25 (sexta-feira) – Das 4h30min às 8h (atendimento normal) – das 08h às 16h (frota com horário reduzido) – das 16h às 20h (atendimento normal), após as 20h redução gradativa da frota.

Dia 26 (sábado) – O atendimento funcionará com o horário de domingo.

Dia 27 (domingo) – Não haverá atendimento

Dia 28 (segunda-feira) – Das 4h30min às 9h (atendimento normal)

Coleta de lixo

A empresa responsável pela coleta de lixo urbano informou que não haverá alterações até o início da próxima semana e a coleta será feita normalmente.