Projeto inclui prolongamento de avenidas e recapeamento das principais vias da cidade

A Avenida Desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha (PLN 381), que dá acesso ao Cemitério Municipal Parque das Palmeiras, será estendida até a divisa com Campinas. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Paulínia, o prolongamento será a primeira de uma série de obras de ampliação e melhorias na malha viária do município.

O projeto inclui o prolongamento das avenidas Catarina Perozzo Vedovello (PLN 345), Doutor Vivaldo Gonçalves Cortes (PLN 370) e a execução de obras de infraestrutura urbana e pavimentação nas ruas João Pavanati e Nair Vieira Pavanati, no bairro João Aranha.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdir Terrazan, o início das intervenções – que incluem a instalação de galerias de águas pluviais, rede de drenagem, rede de esgoto, pavimentação, entre outros serviços – está previsto para o mês de junho deste ano e, conforme determinação do contrato, devem ser finalizadas em até 18 meses.

“Também já iniciamos os procedimentos burocráticos para licitar a execução das obras de recapeamento de aproximadamente 45 km de vias, incluindo as principais ruas e avenidas da cidade. Será, sem dúvida, um dos mais importantes trabalhos realizados no município nos últimos anos”, ressalta.

O secretário destaca ainda que a Operação de Recuperação Asfáltica, que teve início em julho do último ano, já trouxe bons resultados. “Já conseguimos executar o trabalho em cerca de 420 ruas da cidade, o que representa mais 160 mil m2 de pavimento recuperados. Em menos de um ano, mais de 80 mil buracos deixaram de existir, garantindo que motoristas, ciclistas e pedestres tenham mais segurança ao trafegar pelas ruas e avenidas de Paulínia”, afirma Terrazan.

O prefeito Dixon Carvalho ressalta que diversos projetos voltados a mobilidade urbana já estão em andamento. “Conseguimos dar início a construção da nova ponte sobre o Rio Anhumas, estamos criando alternativas para melhorar o acesso a região do João Aranha e trabalhando incansavelmente para viabilizar a construção de uma nova ponte. Já melhoramos a qualidade da malha viária e com as obras de recapeamento vamos garantir que nossas principais ruas e avenidas estejam adequadas para o tráfego”, diz o prefeito.

Na última semana, Dixon Carvalho homologou o resultado da licitação para iniciar as obras de recapeamento da Rua São Bento. A previsão é de que os trabalhos tenham início ainda neste semestre. “Investir em mobilidade urbana é investir em saúde e em segurança. É investir em qualidade de vida. As condições da pavimentação influenciam diretamente no número de acidentes de trânsito, o que resulta em muitas vezes em danos físicos e financeiros para os cidadãos. É com isso que estamos nos preocupando. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas, diante dos resultados já contabilizados durante este um ano e cinco meses de governo, estamos certos de que seguimos na direção correta”, finaliza o chefe do Executivo.