A Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com a Guarda Municipal, começou na tarde desta quarta-feira, 7 de março, uma operação para melhorar a fluidez no tráfego de veículos durante o horário de pico na Avenida José Paulino, no trecho entre o Centro e a Avenida Paulista. Agentes de trânsito controlaram o fluxo em mais de oito pontos da região central e no primeiro balão da Paulista. O trabalho foi realizado como teste, das 17h às 19h.

Leia também: Vereador Manoel “Filhos da Fruta” propõe construção de viaduto sobre balão do Fontanário para acabar com congestionamentos

Os pontos monitorados foram: Avenida José Paulino x Avenida Paulista, na altura do Fontanário, Avenida José Paulino X Rua São Bento, Avenida José Paulino x Rua Santo Pigatto X Rua José Seixas de Queiroz. Nestes locais, foram feitas operações de trânsito junto aos semáforos, já na Rua São Bento X Avenida Presidente Café Filho, Avenida Café Filho X Rua Santo Pigato e Rua José Seixas de Queiroz X Rua Malavazzi, foram realizados desvios no trânsito.

De acordo com o engenheiro Alair Roberto Godoy, da Divisão de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Transporte-SMTRANS, a operação foi positiva. “Houve uma melhora, porém pequena, pois ainda não está colocada a sinalização completa que esperamos ficar em ordem em até os próximos 90 dias”, avaliou. Godoy explicou que o principal objetivo foi testar alternativas, que serão avaliadas posteriormente pela equipe que participou da ação. “Vamos promover os ajustes que forem necessários. Será feita uma avaliação técnica dos resultados e ajustes das propostas de alteração para novos testes”, esclareceu.

Outras ações com o mesmo objetivo estão em curso nos projetos da secretaria. “Também estão em andamento obras de acessibilidade à Região do Jardim São José, Bairros Cascata e João Aranha, pela Avenida Roberto Mange. Estas servirão de alternativa à Avenida Paulista, aliviando o trânsito na região” esclareceu o engenheiro.

Trânsito Caótico desde as gestões passadas

O problema do trânsito caótico, com alto fluxo de veículos, nas Avenidas José Paulino e Paulista é antigo e se arrasta desde outras gestões. A SMTRANS declara que todos os esforços estão sendo feitos para solucionar ou amenizar o problema.