A vereadora Fábia Ramalho (PMN) participou na última terça-feira, 20, do lançamento do curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para servidores municipais.

Fábia contou que desde 2000, antes de ingressar na vida pública já desenvolvia um trabalho com LIBRAS. Uma de suas principais bandeiras é a difusão da língua, visando maior engajamento da sociedade, além de ampliar o atendimento à comunidade surda nos serviços públicos.

“Agradeço a todos que contribuíram para a realização deste curso. Com certeza o serviço público ficará mais humanizado e acessível ao final deste ciclo”, finalizou a vereadora.

O secretário de Recursos Humanos, Pedro José Gonçalves, destacou que o objetivo do curso de LIBRAS é formar os servidores para o atendimento ao público efetivando o direito e qualidade no serviço prestado e proporcionando a inclusão irrestrita do cidadão ao aparelhamento público”.

Segundo o responsável pelo RH da Prefeitura, já se iniciaram os estudos para que o curso seja disponibilizado também a população por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

O evento aconteceu na Prefeitura de Paulínia e contou com a participação de servidores, populares, secretários e do Coral de Libras Arão Bibi, que interpretou duas canções.

Sobre o curso

Com duração de 6 meses, será ministrado pela primeira vez e os servidores serão divididos em seis grupos com 15 alunos por sala.

As aulas serão semanais e no total irá capacitar 400 servidores já inscritos nas próximas turmas.

Durante todo decorrer do curso, haverá acompanhamento de instrutores em LIBRAS, com metodologia participativa, com exposições teóricas, trabalhos de grupo e/ou individual, debates e dinâmicas. Além dos alunos desenvolver e atualizar as abordagens, fornecendo subsídios teóricos e práticos, tradução e interpretação, e inclusão social.