Um terremoto de magnitude 5 na escala de Richter foi registrado na segunda-feira (5) na região de Arequipa, no sul do Peru, pouco depois que outros dois movimentos de magnitude 4,5 terem sido sentidos na região amazônica de San Martín e em Lima.

O tremor de 5 graus ocorreu às 17h31 (hora local) com epicentro a 59 quilômetros ao sudoeste do distrito de Yauca, na província de Caravelí, segundo o relatório do Instituto Geofísico do Peru (IGP). O movimento teve uma profundidade de 40 quilômetros e alcançou 3 graus de intensidade em Yauca.

Duas horas antes, às 15h40 (hora local), foi sentido um terremoto de magnitude 4,5 na escala Richter com epicentro a 32 quilômetros ao leste da cidade de Moyobamba, na região amazônica de San Martín, e a uma profundidade de 132 quilômetros, afirmou o IGP.

Outro terremoto de magnitude 4,5 na escala Richter foi sentido às 14h27 (hora local), com epicentro a 176 quilômetros ao sudoeste de El Callao e Lima, e a uma profundidade de 14 quilômetros, no Oceano Pacífico.

Em todos os casos, as autoridades da Defesa Civil afirmaram que não houve vítimas ou danos materiais. As informações são da agência de notícias EFE.