Nos últimos dias, a cidade de Paulínia registrou uma grande procura pela vacina contra a febre amarela aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com isso, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria da Saúde, alterou o protocolo de acesso à vacinação contra a febre amarela. A partir de agora, a aplicação nas Unidades Básicas passará a ser realizada por meio de agendamentos compatíveis com a quantidade de doses disponibilizadas pelo Estado. Um novo lote com doses deve ser entregue ao município pelo governo estadual nos próximos dias.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto a UBS do bairro João Aranha) realizará o agendamento, de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 16h. E o morador que ainda não recebeu a imunização poderá ir a UBS disponível de sua região, após agendamento para se vacinar, com apresentação da carteira de vacinação. A exigência pelo agendamento, explica o secretário de Saúde, Yanko Gonçalves Mello, é para para priorizar a pequena parcela de moradores de Paulínia que ainda não foram imunizados. “A grande procura após o dia 11, quando convocamos os moradores da cidade para tomarem a vacina foi desproporcional. Dessa maneira, teremos um controle maior e, com certeza, vamos aumentar ainda mais a parcela de imunizados no município”, explica Yanko.

Em 2017, após a realização dos mutirões em diversos bairros na área urbana e área rural da cidade, mais de 42 mil pessoas foram imunizadas contra Febre Amarela em Paulínia. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nenhum caso de macaco morto por febre amarela foi registrado no município. A vacina é uma prevenção e deve ser recebida pelo morador que ainda não se imunizou.

Quem deve ser vacinado? Precisam ser imunizadas indivíduos a partir dos nove meses de idade. As restrições individuais serão analisadas pelos profissionais de saúde. A vacina contra a febre amarela é de dose única e garante imunidade para o resto da vida e, por isso, quem já foi vacinado anteriormente não precisa realizar o reforço.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Muitas vezes, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas, pois são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.