A Prefeitura Municipal de Paulínia, mantendo o compromisso da transparência para todas as ações através do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, informa que na manhã desta quinta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde confirma a morte de um paciente considerado caso suspeito de COVID-19.

O paciente, de 73 anos, aposentado, deu entrada no Hospital Municipal de Paulínia (HMP) às 20h15, na noite de quarta-feira, 25. A família acionou o Atendimento Pré Hospitalar (APH). Durante o trajeto, o paciente entrou em parada cardio-respiratória, evoluindo para óbito às 20h40.

A Equipe Médica e de Enfermagem realizou os procedimentos técnicos necessários de reanimação e intubação oro-traqueal, de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMP.

O paciente era hipertenso, diabético e ex-fumante. Antes de acionar o APH do Hospital Municipal de Paulínia, apresentou sintomas de dor no corpo, febre e diarreia, e procurou um hospital privado em Campinas na quarta-feira, 18.O Hospital classificou como caso suspeito COVID 19, com imagem de tomografia computadorizada sugestiva. O homem foi orientado a isolamento domiciliar e quarentena.

A esposa é psicóloga, tinha história de contato com paciente proveniente dos Emirados Árabes. Ela apresentou sintomas de diarreia e náuseas, evoluindo com dor no corpo, febre e sintomas respiratórios leves.

O filho é médico e trabalha na Capital e não apresenta sintomas até o momento.

O HMP solicitou exame de SWAB para investigação diagnóstico para COVD-19 do paciente falecido, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.

A Administração lamenta e se solidariza com a família e informa que a Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está em permanente comunicação com os familiares.

É de extrema importância que a população siga todos as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do CoronaVírus para que possamos ter eficácia.

Reforçando os cuidados nesta quarta-feira, 26, às 15h, todo o entorno do Hospital Municipal de Paulínia será higienizado com hipoclorito de sódio, visando a desinfecção da região.