O pré-projeto ‘Plantando Sementes’, desenvolvido pela equipe escolar da Emei Neusa Aparecida Caron, foi selecionado pelo Programa Escolas Associadas (PEA) para ser candidato a receber o selo da Unesco.

Após a seleção, a equipe criou um portfólio em duas línguas (português e inglês), que foi enviado à sede da Unesco, na França. O portfólio será analisado por uma banca examinadora e, caso seja selecionado, a Emei receberá o selo da organização.

“Se conseguirmos esse selo, com certeza agregaremos valor à comunidade, à escola e também a todo o município”, afirmou a diretora da Emei, Audrey Beserra de Brito. A Unesco ainda não divulgou uma data para apresentar o resultado da avaliação.

Várias ações com foco em educação ambiental foram realizadas durante o ano passado com as crianças. Os alunos participaram de plantio de árvores, caminhada ecológica, visita ao Museu de Zoologia da Unicamp -que realizou uma exposição sobre sustentabilidade – concurso de culinária, entre outras atividades.

“Algumas práticas já eram realizadas na escola e só foram adaptadas. Outras, criamos especialmente para fazer parte do projeto”, explicou Audrey.

A diretora aproveitou para agradecer a toda equipe, que vestiu a camisa e abraçou a ideia junto com ela. “Só conseguimos chegar até aqui porque a equipe estava coesa, e também pudemos contar com o apoio dos pais e de vários parceiros”, disse a diretora.

A secretária de Educação de Paulínia, Meire Muller, parabenizou os funcionários da Emei pela conquista. “Só a aprovação do pré-projeto já é um fato muito grande para ser comemorado. Parabéns para todos os envolvidos que, com muita garra e determinação, estão ajudando a elevar o nível da educação de nosso município”, declarou a secretária.

PEA

Projeto da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), comumente referenciado como Escolas Associadas da UNESCO, é uma rede mundial com mais de 8.500 instituições educacionais em 180 países.

As instituições associadas – que incluem creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias, técnicas, além de instituições de formação de professores – trabalham para apoiar a colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.