Foi criado em Paulínia, o Programa Ronda Policial Escolar (Rope), em uma ação que funcionará em conjunto entre as Secretarias Municipais de Segurança e Educação. O decreto que dispõe sobre a criação do programa foi divulgado no Semanário Oficial do dia 06 de fevereiro.

De acordo como o secretário de Segurança Pública de Paulínia, Alex Eduardo da Silva, o programa consiste em levar segurança nas áreas escolares, além de conscientizar e prevenir os estudantes contra as drogas lícitas e ilícitas. O tema ‘violência doméstica’ também será abordado durante a execução do programa.

“O objetivo do Rope é orientar, prevenir e proteger as unidades educacionais da rede municipal de ensino e desenvolver trabalho preventivo integrado com os diretores, professores, alunos, pais e responsáveis”, explicou o secretário.

Durante o ano letivo, serão desenvolvidas atividades de conscientização, com a realização de diálogos, visando a aproximação das crianças e da comunidade com os agentes envolvidos. A ideia é fomentar a aproximação das crianças e da comunidade, evitar invasões e conscientizar todos os envolvidos no programa sobre seus direito e deveres.

O programa piloto será desenvolvido durante na Emei Leonor Jacinto Pietrobon, que fica no bairro Jardim Leonor, e na Emef Maria Regina de Mattos e Moura, que fica no bairro Vida Nova. A ideia é expandi-lo para outras unidades educacionais no próximo ano.

“As ações de prevenção, tem o objetivo de levar tranquilidade aos alunos, professores e funcionários e evitar o mau uso das cercanias das escolas por parte de vendedores ambulantes e pessoas estranhas à comunidade escolar”, finalizou o secretário de Segurança.