Ação faz parte do projeto ‘Asas para Leitura’, oferecido pelo Centro de Convivência

Estimular o hábito de leitura nas pessoas da Terceira Idade. Foi com esse objetivo que surgiu a ideia de implantar no Centro de Convivência da Melhor Idade a Biblioteca Viva. Inaugurada nesta quinta-feira, 13, a Biblioteca faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto ‘Asas para a Leitura’.

O evento de inauguração contou com a presença das autoras do livro ‘Paulínia – História e Memória – Dos Trilhos da Carril Às Chamas do Progresso’, Meire Muller, que também é secretária de Educação de Paulínia, e Maria das Dores Soares Maziero. A dupla fez um bate-papo com os participantes sobre a história da cidade e ainda ofereceu dois exemplares do livro, que foram sorteados entre os idosos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda Cazellato, prestigiou o evento e parabenizou os responsáveis pela iniciativa. “Essas ações, que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos vão de encontro com nossos anseios de oferecer para essas pessoas cada vez mais condições de desfrutarem a vida da melhor forma possível”, afirmou.

De acordo com a responsável pelo projeto, a pedagoga Conceição Teixeira Alvez Teles, o acervo da biblioteca já conta com mil exemplares e todos foram doados pelos próprios idosos. “Temos títulos de vários gêneros. A ideia é fazer com que eles criem o hábito de leitura, pois ler traz um ganho intelectual e social muito grande para os idosos”, explicou. Segundo ela, após lerem os livros, todos fazem uma resenha da publicação escolhida.

A aposentada Maria do Socorro Alencar Lins contou que já pegou um livro da biblioteca e pretende repetir o feito. “Gosto muito de participar desse projeto, por isso, pretendo continuar lendo. Sinto que tive uma melhora para me lembrar das coisas. Parece que a gente fica mais esperta”, contou.

Mais de 100 idosos participaram do evento de inauguração, além do vice-prefeito, Sargento Camargo, da Secretária de Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho, e dos vereadores Zé Coco e Daniel Muller.

Projeto ‘Asas para a Leitura’

O Projeto ‘Asas para a Leitura’ conta com a participação de 62 idosos e é oferecido no Centro de Convivência da Melhor Idade e nos Cras dos bairros João Aranha e Monte Alegre.  Este projeto permite fazer uma abordagem, visando fortalecer e otimizar as capacidades cognitivas residuais.

O ponto de partida de cada atividade, de acordo com a pedagoga responsável, são textos como fábulas, contos, poesias, além de exercícios que estimulam os processos cognitivos. “O hábito da leitura beneficia a saúde física, mental, e emocional. Estamos muito felizes e agradecidos a todos que não têm medido esforços para que este projeto aconteça”, pontuou a Secretária de Assistência Social, Rita Coelho.

A pedagoga explicou ainda que a leitura mantém a mente em atividade, recebendo estímulos constantes e até assimilando novos conhecimentos, além de contribuir para evitar ou retardar o aparecimento ou progressão de doenças neurológicas degenerativas como o Alzheimer, por exemplo. “Dentro os benefícios, estão a redução do stress, ampliação do vocabulário e melhora na comunicação”, destacou.