Plataforma foi derrubada após operação policial na Europa, mas seus reflexos foram sentidos no Brasil

O mês de setembro foi movimentado dentro do mundo do IPTV pirata, os serviços que oferecem canais de TV ao vivo por meio da internet. O mercado foi temporariamente abalado com a notícia de que o Xtream Codes, um dos sistemas mais usados por essas plataformas foi abruptamente desativado devido a uma operação policial na Europa. Mas o que é isso, afinal de contas?

Uma busca rápida no Google pelo nome do sistema já deixa a situação bem clara. Ainda que o Xtream Codes seja apenas uma ferramenta neutra funcionando apenas como um intermediário, seu vínculo com o IPTV é indissociável. Não há como dizer que ele possui outro uso quando todas as menções à plataforma estão ligadas à pirataria de TV pela internet.

O objetivo do Xtream Codes é fornecer uma plataforma com a qual os provedores de IPTV poderiam gerenciar seus serviços e também sua base de assinantes. Por ele, é possível cadastrar clientes, definir a quais pacotes eles têm acesso, definir por quanto tempo suas assinaturas são válidas, entre outras coisas.

Com a derrubada do serviço com uma operação policial na Itália, os reflexos foram sentidos no mundo inteiro, refletindo-se muito além da Europa. Basta ver como os usuários brasileiros recorreram ao Google para se informar sobre o Xtream Codes logo após a derrubada do serviço no último dia 19 de setembro. O gráfico abaixo reflete o aumento no número de buscas pelo sistema no momento da ação das autoridades segundo o Google Trends.

É fácil perceber que o sistema era bem usado entre os serviços brasileiros de IPTV. Há vários tutoriais em português ensinando a operar o sistema, alguns deles com alguns milhares de visualizações. Algumas das versões encontradas demonstradas nos tutoriais estão totalmente traduzidas para o português brasileiro, inclusive com a bandeira brasileira presente na interface do sistema.

Também não é difícil encontrar pessoas vendendo acesso e informações sobre como usar o Xtream Codes, muitas vezes fornecendo versões crackeadas do software, para gerenciar seu próprio serviço de IPTV, inclusive com muitas perguntas ao vendedor, em plataformas como o Mercado Livre. Ou seja: é bem óbvio que a plataforma é bastante procurada pelos provedores de IPTV brasileiros.

O impacto exato da operação na Itália, no entanto, não pode ser metrificado. Existe uma infinidade de serviços em operação no Brasil, e não é possível saber exatamente quais ou quantos deles foram diretamente impactados pelo desligamento do Xtream Codes. Além disso, muitas dessas plataformas se restabeleceram rapidamente ao migrar para um outro serviço similar, como notou a empresa de equipamentos de rede Sandvine quando questionada pelo TorrentFreak se havia notado uma queda de tráfego ligado a serviços de IPTV pirata.