Obra faz parte do projeto de melhoramentos em 30 prédios da Saúde iniciado na atual gestão

O prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira, entregou na manhã de sexta (19) a primeira fase da manutenção do Serod (Serviço Odontológico) do Centro, atendendo a reivindicações antigas dos servidores e usuários. O prédio anexo à UBS do Centro, construído há 36 anos, nunca tinha passado por melhorias. A obra, iniciada em abril, engloba o maior programa de reparos das unidades de saúde de Paulínia, com manutenção em 30 prédios.

“Não medimos esforços para tentar solucionar os problemas da cidade, que são muitos. Peguei a Prefeitura com tudo abandonado, com problemas que se arrastam por mais de dez. É um trabalho sacrificado, a luta é incansável, mas vale a pena. Quero o melhor para Paulínia e poder realizar essas ações que beneficiam tantas pessoas é muito gratificante”, ressaltou o prefeito.

A cerimônia de entrega marca a finalização da primeira fase de manutenção, que contou com troca de fiação, reparos no telhado, troca do piso, hidráulica, serviços de alvenaria e pintura, além da adaptação de salas para consultórios para atender a população com mais conforto e agilidade. O prédio começou a funcionar em agosto de 1983 e ainda não tinha recebido nenhuma reforma.

As melhorias foram aprovadas pelos funcionários do setor e pela população, que já passa por atendimento no local, como é o caso da moradora de Betel, Franciele Dorighelo, usuária do Serod há mais de 20 anos. “Passo aqui há muito tempo, conheço bem o local e os servidores.  Realmente o prédio estava feio, estava precisando de uma reforma. Agora está tudo muito lindo, ficou bem bonito, dá até gosto passar aqui”, conferiu a munícipe.

O secretário de Saúde, Luis Carlos Casarin, classificou a atuação do prefeito em poucos meses como positiva. Falou do empenho desta administração em resolver os problemas da pasta e anunciou a implantação de duas novas unidades de saúde bucal em duas UBS do município, inauguradas recentemente, no Bom Retiro e do Centro II. Ainda informou que, em breve, usuários do serviço também terão direito a próteses dentárias.

“Não medimos esforços para realizar o melhor trabalho possível. Sabemos das necessidades da população e aos poucos estamos tentando resolve-las. Quando assumimos a Prefeitura, a Saúde estava um caos, o hospital quase na iminência de fechar, enfrentamos completo desabastecimento de remédios e, aos poucos, estamos conseguindo melhorar a situação, mas precisamos de tempo”, ponderou Casarin.

Estrutura

O Centro Odontológico do Centro tem quatro salas: duas para atendimento clínico, uma para endodontia e um ambulatório. Treze funcionários trabalham no setor, que chega a atender cerca de 450 pessoas semanalmente, nos atendimentos clínico, de endodontia e ambulatorial. Ainda há os atendimentos no Centro de Geriatria, realizados uma vez por semana, Saúde em Casa e o trabalho de prevenção e visitas às escolas infantis e de ensino fundamental, em que o projeto “Fada do Dente” realiza palestras educativas, ensina a escovação e sobre a importância do flúor.

A segunda parte da manutenção do prédio, que já começou, vai atender salas de aparelhos, de esterilização, almoxarifado e sala de emergências para procedimentos de primeiros socorros. A previsão de entrega é de até três meses.  “Sabemos que a estrutura reflete na qualidade do atendimento, refletindo diretamente na qualidade de assistência”, reforçou o secretário de Saúde que disse ter um carinho especial pelo espaço, porque fez estágio no prédio quando estudante de Odontologia.

O município conta com mais centros odontológicos, que ficam dentro das UBSs do Planalto e do São José e a do Monte Alegre, que tem prédio próprio.

O Serod funciona das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e aos sábados até às 13h. Fica localizado na rua Divino Salvador, 433, bairro Nova Paulínia.