A Secretaria de Educação de Paulínia promoveu, na noite de quarta-feira (26), a cerimônia de entrega de cartas de contemplação das bolsas de estudo para cursos superior e técnico a exatos 628 estudantes paulinenses. O evento no Espaço Premium Paulínia, local escolhido por abrigar confortavelmente o público de mais de duas mil pessoas, entre contemplados e familiares. Também estavam presentes o prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alessandra Cristina Ferreira, o presidente da Câmara Municipal Zé Coco, os vereadores Marcelo D2, Manoel Filhos da Fruta, Luciano Ramalho, José Soares, João Mota, Xandynho Ferrari e Nei do Transporte Escolar, além de secretários municipais, entre os quais o da Educação, Wislaldo Queiroz de Souza.

Entre os universitários contemplados, 461 foram beneficiados com bolsa integral, 99 com 65% e 38 com 35%. Já para cursos técnicos, todos os 30 alunos que pleitearam o benefício receberam bolsa integral. Os cursos mais procurados são Direito, Administração, Psicologia e Medicina Veterinária para instituições de ensino tanto da cidade como de toda região. Todos contemplados receberam na ocasião a carta de contemplação informando o percentual do benefício e data de comparecimento para assinar o contrato.

Porém, segundo informou o secretário, esses números ainda não estão fechados e podem até mudar porque devem ser analisados recursos de bolsistas que solicitaram a revisão do percentual ou mesmo de outros estudantes que pleiteiam o deferimento do benefício.

Na abertura do evento, Wislaldo Queiroz fez referência a um pensamento do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que dizia que a Educação “é a ferramenta mais poderosa para mudarmos o mundo”. Pouco depois, ao anunciar que 416 universitários receberiam bolsa integral, foi ovacionado pelos presentes. Foi um momento de muita alegria e entusiasmo entre contemplados e familiares.

Comprometimento

Comprometimento foi uma das palavras mais usadas na noite pelo prefeito Loira. “O futuro agora está na mão de vocês. Deem valor a cada dia que forem ao curso na faculdade ou na escola técnica. Tudo depende do comprometimento de vocês, porque como prefeito eu sempre procuro valorizar o povo da nossa cidade”, enfatizou.

Loira também aproveitou a oportunidade para externar seu agradecimento ao secretário Wislaldo, aos funcionários da pasta e também a todos os servidores municipais “pelo comprometimento com a nossa população”.

Prioridade Social

A concessão de bolsas de estudos para universitários e estudantes de cursos técnicos integra as ações do programa Prioridade Social. Além dos novos bolsistas, o programa já contemplava de anos anteriores 1540 universitários e técnicos com bolsa integral de 100%, 280 com 65%, 112 com 35% e 49 com 30%.
Vale lembrar que neste ano um universitário conseguiu 100% de bolsa para Medicina. Outros três obtiveram benefício de 35% e mais três com 30% para o mesmo curso, para o qual já haviam sido concedidas 13 bolsas anteriormente.

Para este ano, o investimento do Município no programa deve ser de aproximadamente RS 10 milhões, que agora somam aos R$ 19 milhões já alocados desde o ano passado para fazer frente às despesas de custeio das bolsas.
O secretário de Educação informa ainda que, a partir de 2020, todos os interessados poderão fazer cadastro e agendar hora de atendimento pelo site oficial da Prefeitura www.paulinia.sp.gov.br

Realização de sonhos

A emoção tomou conta do Espaço Premium Paulínia na noite desta quarta-feira (26), dentre os cursos mais procurados está o de Medicina Veterinária. A mãe de uma das contempladas com bolsa integral para esse curso estava em êxtase com a realização da filha. “Sou só orgulho, estou muito feliz. Ela é a primeira da família a ter a chance de cursar uma faculdade”, disse emocionada Maria de Fátima do Nascimento, moradora do Monte Alegre III, sobre a filha Ana Paula.

Outro parente orgulhoso é Edney José da Rocha, do Bom Retiro, que teve a filha contemplada para o curso de Propaganda e Marketing. “Tenho muita gratidão a Deus por essa conquista e sinto que todo esforço valeu a pena. Nesse momento me sinto cidadão, me sinto respeitado e valorizado como cidadão paulinense que sou e ama sua cidade”, enfatizou Edney José da Rocha, com o rosto coberto por lágrimas.

Matheus Vinicius da Silva Guerra, morador do Jardim Morumbi, foi um dos contemplados mais emocionados. Ele fez questão de agradecer ao prefeito, chorando, pela conquista. O jovem está no início do curso de Engenharia de Produção, mas com muita dificuldade e ajuda de familiares paga a mensalidade de R$ 1,2 mil. Contemplado com a bolsa de estudos de 100% agora vai conseguir se dedicar com mais tranquilidade aos estudos. “Estou muito feliz, emocionado, porque vou conseguir respirar aliviado. O prefeito pediu para que todos se esforcem e façam valer esse direito, eu garanto que vou dar o melhor de mim”, finaliza o rapaz.

“Esse período de formação costuma ser um dos mais intensos na vida das pessoas e, graças ao empenho da Administração, os contemplados têm chance de se dedicar apenas aos estudos. Isso é o sonho de muita gente”, reforçou Wislaldo.